A segurança é uma preocupação primordial para muitos ao escolherem para onde viajar, uma consideração que ganha ainda mais importância diante do cenário atual no Oriente Médio, com a guerra entre Israel e o Hamas.
Para ajudar a identificar países seguros para viajar em 2024, a Berkshire Hathaway Travel Protection publicou seu relatório “Destinos Mais Seguros” pelo nono ano consecutivo, que classifica tanto os países quanto as cidades mais seguras ao redor do globo.
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
No ranking desde ano, o top 3 dos países é dominado por Canadá, Suíça e Noruega. Já as cidades são Honolulu (Havaí), Montreal (Canadá) e Reykjavik (Islândia).
Tradicionalmente, a lista da Berkshire Hathaway é dominada por países escandinavos, do norte da Europa e destinos como Austrália e Nova Zelândia. Mas este ano, nações asiáticas e sul-americanas ganharam destaque, com Japão e Brasil aparecendo no top 15. O Brasil subiu 27 posições desde o ano passado, quando estava em 42º lugar.
Os 15 países mais seguros para viajar em 2024, segundo o Berkshire Hathaway Travel Protection:
-
Getty Images 1. Canadá
-
Getty Images 2. Suíça
-
Unsplash 3. Noruega
-
Getty Images 4. Irlanda
-
Anúncio publicitário -
Getty Images 5. Países Baixos
-
Getty Images 6. Reino Unido
-
Getty Images 7. Portugal
-
Getty Images 8. Dinamarca
-
Getty Images 9. Islândia
-
Getty Images 10. Austrália
-
Getty Images 11. Nova Zelândia
-
Unsplash 12. Japão
-
Getty Images 13. França
-
Unsplash 14. Espanha
-
Canva Images 15. Brasil
1. Canadá
A segurança, no contexto de viagens, pode assumir diversas formas, incluindo lugares livres de terrorismo, destinos protegidos de eventos climáticos extremos, países com infraestrutura sólida para prevenir acidentes nas estradas e regiões onde viajantes de cor e da comunidade LGBTQIA+ se sintam seguros e confortáveis.
Para compilar a lista, a seguradora entrevistou 1.702 viajantes – que precisavam ter visitado os países classificados nos últimos cinco anos – e considerou dados de fontes externas para avaliar preocupações com segurança, como terrorismo, emergências climáticas, medidas de saúde e segurança de grupos sub-representados. Entre elas, estavam dados do Índice Global de Paz e as pontuações do GeoSure Global sobre principais cidades de cada país, levando em consideração fatores como segurança das mulheres, roubo, liberdades básicas, saúde e aspectos médicos.
Leia também:
- Os 24 melhores destinos de viagem para visitar em 2024
- As 20 melhores cidades do mundo para se viver em 2023
É importante observar que o relatório da Berkshire Hathaway é “preditivo”, ou seja, não leva em conta a possibilidade de desastres naturais. As pesquisas foram realizadas em agosto e setembro, e, como exemplo, a Islândia está na lista deste ano, apesar dos milhares de pequenos terremotos que abalaram o país nas últimas semanas – por lá, foi decretado “estado de emergência” devido ao aumento da atividade sísmica e à “probabilidade significativa” de erupção do vulcão Fagradalsfjall, levando a evacuações em Grindavík, uma pequena cidade de pescadores.
As 15 cidades mais seguras para viajar em 2024:
- Honolulu
- Montreal
- Reykjavik
- Sydney
- Amsterdã
- Dubai
- Copenhague
- Londres
- Seul
- Veneza, Itália
- Tóquio
- Berlim
- Paris
- Barcelona
- Orlando
Leia também:
- Brasil é o 132º país mais seguro do mundo em 2023; veja o top 10
- São Paulo fica entre as 10 cidades mais caras do mundo para milionários
- Finlândia é eleita país mais feliz do mundo; Brasil está em 49º