De Paris ao Cazaquistão, o Prix Versailles revelou sua lista dos Restaurantes Mais Bonitos do Mundo em 2024, apresentando 16 locais recém-inaugurados ou reabertos que se destacam em seus países. Todos competirão por três títulos mundiais em 2024: Prix Versailles, Interior e Exterior, que terão os resultados anunciados na sede da UNESCO no final de novembro.
Jérôme Gouadain, secretário geral do Prix Versailles, afirma que a lista representa as melhores inaugurações recentes ao redor do mundo e é um tributo à arquitetura e sua relação com as pessoas. “A convivialidade é magnificada não apenas pela experiência culinária, mas também pela singularidade do ambiente”, diz ele. “A arte dos designers e restaurateurs reside em sua capacidade de contribuir para a coerência, leveza e harmonia do todo. Em sua busca contínua pelo bom e pelo belo, esses fabulosos locais são também aqueles onde a natureza e a cultura se unem em uma combinação admirável.”
Leia também
Confira quais são os 16 restaurantes mais lindos do mundo em 2024:
Ariana’s Persian Kitchen (Dubai, Emirados Árabes Unidos)
Localizado no Atlantis The Royal, o Ariana’s Persian Kitchen é comandado pela chef de TV premiada e autora Ariana Bundy. Seu restaurante de estreia tem seu conceito liderado por mulheres, que promete uma nova abordagem da melhor comida persa, servindo clássicos com um toque moderno único. Inspirado em receitas familiares transmitidas por gerações, o restaurante iraniano oferece comida reconfortante e complexa.
Reine & La Rue (Melbourne, Austrália)
Desde 1891, o piso de negociação da Bolsa de Valores de Melbourne foi abandonado por décadas até a chegada do Reine & La Rue. Este espaço listado como patrimônio com arquitetura gótica foi transformado para proporcionar uma experiência de jantar única com comida francesa em seu elegante restaurante e no adjacente e intimista bar La Rue, que fica fora do pátio ao lado da sala de jantar principal.
Tuju (São Paulo, Brasil)
-
Rubens Kato Tuju (São Paulo, Brasil)
-
Rubens Kato Tuju (São Paulo, Brasil)
-
Rubens Kato Tuju (São Paulo, Brasil)
-
Rubens Kato Tuju (São Paulo, Brasil)
Tuju (São Paulo, Brasil)
Em São Paulo, o chef Ivan Ralston define sua culinária no Tuju de acordo com o clima e as estações, com menus batizados de Umidade, Chuva, Ventania e Seca. Em uma rua tranquila no bairro Jardim Paulistano, um jardim vertical se eleva a três andares para se tornar um universo paralelo dedicado à alta gastronomia. No andar térreo, um bar com paredes de vidro e um pátio interior proporcionam um oásis antes de os convidados entrarem na sala de jantar e na cozinha aberta no primeiro andar.
Cristal Room by Anne-Sophie Pic (Hong Kong, China)
O Cristal Room by Anne-Sophie Pic é onde a chef feminina mais estrelada pelo Michelin no mundo exibe sua arte francesa, engenharia e artesanato. Com uma vista deslumbrante do Victoria Harbour, o escritório de design Gilles & Boissier oferece um design futurista com um candelabro espelhado central que ganha vida envolto em chamas graças a uma ilusão óptica de fogo.
Tomacado (Hong Kong, China)
Cada loja Tomacado é projetada para refletir a cultura local e a ambiência específica de sua localização. Uma flor temática é cuidadosamente escolhida como inspiração para o design da loja. O conceito do restaurante gira em torno de “uma cidade, uma flor, um restaurante, um tema”. A orquídea de Hong Kong inspirou a área de jardim íntimo que se tornou um dos lugares mais instagramáveis da cidade. O restaurante está escondido atrás de uma vitrine abundante de flores e oferece pratos ao estilo ocidental, incorporando elementos da culinária chinesa, do sudeste asiático e japonesa.
Virador Beach Club (Peninsula Papagayo, Costa Rica)
Localizado no Four Seasons Resort, o Virador Beach Club, comandado pelo Chef Khaled Natour, fica diretamente na areia, com uma piscina elevada e um terraço privado. O arquiteto mexicano Jorge Borja transformou o novo espaço em um restaurante e lounge à beira-mar focado em sabores do Mediterrâneo Oriental e uma piscina infinita exclusiva para adultos e cabanas privadas.
Blanc (Paris, França)
O Blanc e seu chef com estrela Michelin Shinichi Sato criam magia a partir da entrada de uma abertura discreta que leva a um caminho que direciona os convidados a um bar de nogueira, tudo em penumbra. Finalmente, um estouro de luz aparece na sala de jantar principal, coroada por abóbadas de madeira e acolchoada com baffles. Uma mesa é montada em uma bolha de vidro no meio da cozinha, proporcionando aos convidados uma experiência teatral. Um corredor decorado em bronze estende a performance para as áreas de jantar privadas e a sala de degustação.
Ladurée (Champs-Élysées Paris, França)
Cada renovação do icônico Ladurée é comparável à restauração de uma obra-prima por um museu. O desejo de criar um jardim de flores natural no coração da Cidade da Luz se concretizou com uma composição viva inspirada em flores da imaginação do Chef Anne Vitchen. O local possui um restaurante de 180 lugares, jardim de inverno, sala de música, área de café e bar de sobremesas.
Riviera Fuga (Paris, França)
O restaurante flutuante Riviera Fuga está ancorado no Sena com uma vista única da Pont Alexandre III em frente ao Grand Palais. O local oferece uma culinária única de fusão italiana e japonesa. A JP Demeyer & Co trouxe a Riviera Francesa para a Cidade da Luz, enquanto os comensais foram transportados para a Riviera dos anos 70 sem sair de Paris. Em um dos decks, colunas feitas de corda, mesas envernizadas, cadeiras de barco e espreguiçadeiras remetem a um clube náutico.
Beefbar (Milão, Itália)
Localizado no vibrante e histórico coração de Milão, no que antes era um antigo seminário, a dupla de arquitetos Humbert & Poyet instalou o Beefbar Milan no recém-inaugurado Hotel Portrait Milano 5*, propriedade da família Ferragamo. O design é repleto de detalhes barrocos de 1652, e colunas emolduram o pátio interno. Riccardo Giraudi e seu Chef Executivo imaginaram comfort food inspirada na culinária italiana, além dos clássicos Beefbar. Wagyu caseiro e vitela à bolonhesa com pappardelle frescas, risoto de ossobuco com limão e yuzu, e bresaola de Kobe exclusiva são destaques.
The Oreum (Goyang, República da Coreia)
Para os residentes da densamente povoada cidade de Seul, a agência Space Dot criou a ilusão de uma caminhada ao ar livre no The Oreum. Elevando-se de extensos canteiros de juncos no andar térreo, a escadaria central – uma floresta moderna de bétulas – leva a um espaço que se parece com uma caverna montanhosa, onde água e névoa se unem para acalmar os sentidos. No andar superior, um mar de nuvens se desenrola, enquanto o espaço adjacente oferece 100.000 objetos semelhantes a nuvens feitos de madrepérola. O Oreum faz os visitantes sentirem como se estivessem andando no ar como início de sua aventura culinária.
Auyl (Almaty, Cazaquistão)
O Auyl está localizado dentro de um monumento herdado do modernismo soviético, uma antiga residência de yurt onde um dignitário da república socialista recebia convidados estrangeiros. Um projeto experimental de restaurante no distrito montanhoso de Medeu, o restaurante é fruto da colaboração de arquitetos, artistas, artesãos, designers e produtores criativos. A estrutura foi originalmente construída em Aktau e só foi eventualmente realocada para as montanhas, onde o Chef Ruslan Zakirov e os designers NAAW e Dunie Design criaram espaços deslumbrantes ao redor de uma cozinha aberta.
Madi Hiyaa (Atol de Malé Norte, Maldivas)
Localizado no resort da ilha Banyan Tree Vabbinfaru, o exclusivo restaurante sobre a água Madi Hiyaa serve autêntica culinária japonesa. A arquitetura sustentável é totalmente feita de bambu, criando um cenário dramático para uma experiência gastronômica única. O design deste restaurante e bar Yakitori sobre a água foi criado pela Nomadic Resorts para revitalizar a estrutura do píer existente no resort.
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Harudot (Chonburi, Tailândia)
Harudot é uma cafeteria na cidade de Chonburi, localizada à beira-mar. A estrutura é uma colaboração entre o proprietário da cadeia Nana Coffee Roasters e o dono do terreno, um conhecedor de plantas raras. Madeira de pinho natural e quente completa o espaço interior à medida que os visitantes entram no café através do frontão, e o espaço se transforma e se curva com curvas.
Nusara (Bangkok, Tailândia)
Nusara é nomeado em homenagem à avó dos chefs Ton e Tam como um memorial. Nusara é criado a partir do amor puro que temos por ela e pela culinária tailandesa. Este empreendimento de alta gastronomia combina fanfarra luxuosa com autênticos sabores tailandeses, trazendo a comida tailandesa sofisticada de volta às suas raízes, focando em sabores intricados servidos em um ambiente sofisticado, porém aconchegante. O restaurante serve um menu degustação de 12 pratos, que vai de pequenos e criativos pratos aos principais servidos no estilo tradicional de família tailandesa.
ILIS (Nova York, Estados Unidos)
Quando o chef dinamarquês Mads Refslund teve a ideia de converter um antigo hangar industrial cavernoso no Brooklyn em um restaurante, ele procurou o arquiteto californiano Grant Blakeslee com o desafio de romper com todas as convenções usuais. ILIS é uma cozinha a lenha que destaca plantas sazonais, frutos do mar e caça da América do Norte. Os chefs cozinham e servem toda a refeição a partir da cozinha central, onde a comida é teatralmente projetada com chefs e garçons atuando como performers estrelando uma dança entre fogo e gelo com apresentações elaboradas para uma refeição cercada por uma cena de caos controlado e encantador.