Vá para a parte norte de Ibiza, nas Ilhas Baleares, e você encontrará um belo e tranquilo oásis sem baladas à vista. Conhecida por suas deslumbrantes paisagens naturais, o norte oferece praias serenas, densas florestas de pinheiros e vilas charmosas: um refrescante contraste com o movimentado sul. Há também uma cena de arte contemporânea em crescimento em torno de Santa Gertrudis, com uma nova galeria e restaurante brilhantes, Gathering, que acabou de ser inaugurada.
Veja a seguir um guia completo do que fazer na parte mais tranquila de Ibiza:
Leia também
Onde ficar
Six Senses, o ápice do luxo, está escondido na tranquila e privada ponta norte da ilha. O hotel foi um dos dois únicos espanhóis escolhidos entre os Melhores Hotéis do Mundo, do 50 Best, em 2023. Desde sua encantadora localização no topo da colina, a hospedagem cinco estrelas oferece vistas deslumbrantes do mar, natação, relaxamento, bem-estar e ótima comida. Todo o resort transmite uma sensação de luxo tranquilo.
Distribuídas por uma área de 80 mil metros quadrados, os 137 quartos, suítes e residências são lindos – vários com varandas espaçosas. Ao lado da piscina, uma discreta entrada em espiral se abre para um spa com um hammam de chuva, sauna seca e jacuzzi com uma janela do chão ao teto e vista para o exterior. Para os hóspedes mais energéticos, há um centro de fitness e um estúdio de yoga, além de um espaço de bem-estar onde é possível fazer banhos sonoros e outros tratamentos.
A oferta de alimentos e bebidas é excelente, variando de bufês de café da manhã internos ou ao ar livre, a almoços com variedade de sushi e poke bowls em um terraço sombreado por árvores. Para o jantar, há várias opções, mas a Beach Caves, com suas vistas do pôr do sol e menu com influências latinas, é surpreendentemente boa.
Fora do litoral, um dos melhores lugares para ficar é o Cas Gasi, um hotel boutique de agriturismo – o que significa que quase toda a comida servida é proveniente das hortas locais. O hotel é um pequeno oásis tranquilo, isolado, mas próximo de cidades e vilarejos no centro-norte da ilha. Liderado pela proprietária Margaret von Korff, o Cas Gasi realiza práticas ecológicas desde seu início, há 25 anos, como a redução do consumo de água e a promoção da biodiversidade.
A antiga casa de fazenda do século 19 tem muita personalidade e os interiores são aconchegantes e chiques. Os móveis cuidadosamente escolhidos e a decoração colorida nos quartos e áreas públicas fazem os hóspedes se sentirem como se estivessem hospedados na casa de campo de alguém. Os 20 quartos de vários tamanhos, alguns com varandas, são todos decorados com itens vintage e antiguidades. O quarto em que ficamos tem sua entrada através de uma pequena biblioteca e possui um lindo banheiro com azulejos azuis. Do lado de fora, há uma grande piscina situada em jardins com ciprestes, palmeiras e flores silvestres. Há também uma pequena academia, spa com jacuzzi, sauna e uma piscina aquecida.
É possível passar todo o tempo no Cas Gasi, pois a comida também é excelente. O Chef Boris Buono trabalha com Margaret para criar refeições maravilhosas do campo para a mesa, disponíveis durante todo o dia, usando produtos orgânicos cultivados em sua própria fazenda, além de peixes locais especiais. Se decidir sair da propriedade, pergunte sobre a caminhada arborizada até a vizinha Santa Gertrudis.
No meio da ilha, no lado oposto frequentado por festeiros, estão os novos hotéis Mondrian e Hyde, localizados em uma colina acima de uma linda praia de areia, Cala Longa. Você ainda pode desfrutar das batidas baleares ao redor da piscina, se quiser, ou ir para a praia logo abaixo para uma atmosfera mais tranquila.
Onde comer
Mira, no Gathering, é um novo restaurante ao ar livre com uma galeria de arte que abre à noite. Liderado por Sigfrido Scuticchio com o ex-chef do Nobu Giacomo Notarbartolo, apresenta um menu mediterrâneo estelar com pratos sazonais.
Grass, um novo restaurante vegano e vegetariano em Santa Gertrudis, é dos proprietários do popular Macao. E ao lado do Grass, carnívoros desfrutarão de tapas finas com presunto ibérico no lendário Bar Costa.
La Paloma, em San Lorenzo, situado entre laranjais, apresenta um menu mediterrâneo com toques do Oriente Médio e Norte da África, e utiliza vegetais cultivados na horta orgânica da cozinha.
O menu japonês no Niko, no Mondrian, adapta-se sazonalmente, abastecendo-se de fazendas locais e mercados de peixes, e apresenta um menu generoso de nigiri, maki e um sushi bar, onde os visitantes podem ver peixes frescos sendo preparados na sua frente. O restaurante também oferece dois menus degustação com sushi, robata e seleções do chef.
O menu inspirado na América do Sul no Beach Caves, no Six Senses, é situado em um penhasco rochoso sobre o mar, com mesas internas e externas, é também um dos melhores lugares da ilha para ver o pôr do sol. Os destaques do menu incluem frango com castanhas de caju, empanada de milho doce e vieiras aguachile.
Na cidade de Ibiza, frutos do mar tradicionais, peixes do dia e ensopados, acompanhados por vinhos da ilha, são servidos no Ca n’Alfredo, um dos restaurantes locais mais antigos, em funcionamento desde 1934.
O que ver e fazer
A cena contemporânea de arte e design é forte especialmente na parte norte da ilha. Em Santa Gertrudis, é possível encontrar várias galerias de arte contemporânea: Parra & Romero, Galeria Tambien e Estudio Laterna. E, nas proximidades, na pequena cidade de Sant Miquel de Balansat, a mais nova adição à próspera comunidade artística é um antigo restaurante de comida para viagem que foi transformado no Gathering, uma chique galeria e excelente restaurante, Mira. A nova empreitada é uma galeria irmã do Gathering, no Soho de Londres, inaugurado em 2022.
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Para lojas peculiares, Santa Gertrudis também é uma visita obrigatória. Parada, uma nova loja conceito que vende uma boa seleção de variedade de roupas, joias e utensílios domésticos, está espalhada por vários cômodos no prédio mais antigo do povoado. E, ao virar a esquina, o Le Petit Atelier No 74 vende malhas artesanais, vestidos de linho, bolsas e muito mais.
Para encontrar produtos locais, a maioria das cidades tem mercados semanais que vendem cestos artesanais, vestidos de algodão fluídos, azeite de oliva, licor de ervas e sabonetes. Particularmente bom é o mercado de artesanato aos domingos em San Juan, que também apresenta música ao vivo.