Palavras de ordem e neologismos têm definido cada vez mais as tendências de viagem nos últimos anos, e 2025 não será diferente. As Previsões de Viagens 2025 da plataforma Booking.com foram divulgadas e revelaram novos estilos de viagem que devem marcar o próximo ano.
As tendências incluem a rejeição de normas baseadas em idade, gênero ou outros estereótipos, além do uso de jornadas individuais para promover crescimento pessoal. Confira a seguir:
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Noctourism (turismo noturno, em tradução livre do inglês para português): conexão com o universo e magia da meia-noite
Com o turismo espacial cada vez mais próximo da realidade, viajantes estarão focados em criar conexões com o universo por meio de atividades astroturísticas mais acessíveis em 2025. Mais da metade dos entrevistados considera visitar destinos com céu escuro, com experiências como “banhos de estrelas”, guias de constelações e eventos cósmicos únicos no topo da lista de aventuras estelares.
Preocupações com as mudanças climáticas também influenciam essa mudança, com metade dos viajantes planejando atividades noturnas para evitar o aumento das temperaturas durante o dia e um terço preferindo locais com clima mais fresco. Entre os destinos na Europa, destacam-se Islândia, Noruega e Suécia, conhecidos por sua baixa poluição luminosa e pela observação das auroras boreais.
A experiência no aeroporto como destino
Os tempos de chegar “em cima da hora” para evitar longas esperas nos aeroportos estão ficando para trás. Em 2025, muitos viajantes pretendem transformar o início de suas viagens em uma experiência de entretenimento aeroportuário. Mais de um quarto dos entrevistados mostrou interesse em escolher destinos baseados na experiência que os aeroportos oferecem, com 57% curiosos sobre instalações mais exclusivas.
Entre os jovens da geração Z e os millennials, 53% consideram o aeroporto um fator decisivo na escolha de destinos. Alguns destaques na Europa incluem pods para descanso em Londres (Gatwick) e Frankfurt, spas nos aeroportos de Londres (Heathrow) e Helsinque, além de um restaurante com estrela Michelin em Stuttgart.
Passaporte para longevidade: viagens em prol da saúde e bem-estar
Mais da metade dos viajantes norte-americanos afirmaram que pagariam por viagens com o objetivo principal de promover a longevidade e o bem-estar. Atividades de revitalização profunda, como terapias de vibração corporal, luz vermelha, crioterapia e tratamento com células-tronco, estão entre as prioridades.
Além disso, muitos buscam incorporar novos hábitos saudáveis na rotina diária, como a ingestão programada de café e terapias intravenosas. Na Europa, Áustria e Suíça se destacam como destinos de referência para spas e tratamentos de alto nível.
Viagens vintage: economia e sustentabilidade no turismo
Os guarda-roupas de férias serão renovados em 2025, com viajantes optando por roupas vintage compradas durante as viagens. Mais de um terço dos entrevistados demonstrou interesse em adquirir roupas para a viagem durante o passeio, índice que chega a 59% entre a geração Z. Além disso, 55% visitam brechós, enquanto quase três quartos já adquiriram produtos de segunda mão em viagens anteriores.
Essa tendência é impulsionada tanto pela consciência climática quanto econômica. Com 58% dos entrevistados planejando serem mais econômicos e 67% focados em maximizar as experiências, encontrar tesouros escondidos em brechós será parte essencial da aventura em 2025. Locais como o mercado de pulgas Saint-Ouen, em Paris, e as lojas vintage de Bilbao são ideais para explorar.
Viagens SKI – Spending Kids’ Inheritance (gastando a herança dos filhos, em tradução livre do inglês para o português): boomers gastando em vez de poupar
O Booking.com prevê que os baby boomers não vão optar por uma aposentadoria tranquila. Em vez disso, estão mostrando o que significa “viver o melhor da vida”. As viagens SKI estarão em alta. Dois quintos dos pais entrevistados preferem investir em uma viagem única em 2025 a deixar uma herança para os filhos.
Essa tendência também apresenta um lado altruísta, com parentes mais velhos ajudando financeiramente as gerações mais novas em meio à crise do custo de vida, custeando férias familiares. Entre os entrevistados, 77% afirmaram que os pais pagaram parte ou toda a viagem em algum momento, e a tendência pode aumentar devido ao interesse dos boomers em financiar passeios para filhos e netos.