
Enquanto diversas grifes embutem em seus lançamentos de relógios novas complicações e avanços tecnológicos no uso de novos materiais, a Cartier segue com a seu compromisso de priorizar a beleza.
São sempre muito aguardadas as novidades desta maison, e este ano não foi diferente na Watches and Wonders, evento que começou dia 1º de abril e se encerrou na última segunda-feira (07), em Genebra, na Suíça. A nata da relojoaria de luxo mundial esteve representada em estandes de 60 marcas.
Uma das peças mais comentadas da semana foi justamente um modelo lançado pela marca fundada em 1847 por Louis-François Cartier para produzir joias em Paris, e que fez história na relojoaria em 1904 ao criar seu primeiro relógio (Santos, assinado por Louis Cartier, neto do fundador, para o aviador Santos-Dumont, considerado o primeiro relógio de pulso moderno).
Tank à Guichets, da coleção Privée Cartier, é o nome da peça que causou alvoroço na Suíça por um motivo simples e peculiar: as únicas duas coisas visíveis neste mostrador são os números correspondentes à hora e aos minutos, revelados por duas aberturas mínimas – sem ponteiros.
“Um mecanismo de hora saltante e um display de minutos arrastados personificam o compromisso da Cartier com a relojoaria refinada, onde o domínio técnico sempre serve à excelência estética”, disse Pierre Rainero, Diretor de Imagem, Estilo e Patrimônio da Cartier.
O lançamento remete ao modelo de 1928, criado em um momento em que a aparição de carros e trens pedia uma maneira rápida e fácil de se observar as horas sem a utilização de ponteiros.
O calibre manual 9912 MC foi feito exclusivamente para dar vida ao novo Tank à Guichets. Assim como a peça original, a coroa de corda está posicionada às 12 horas. O centro do relógio pode ser em ouro escovado ou platina.
O relógio apresenta dois estilos: um que acompanha o design de 1928, com a abertura das horas às 12h e dos minutos às 6h (em ouro amarelo, ouro rosa ou platina) e uma edição limitada de 200 peças em platina) com as aberturas posicionadas em ângulo. Com 6 milímetros de espessura, o relógio tem 37,6 por 24,8 milímetros e pulseira Aligator nas cores verde, vinho, preto, cinza escuro.
Tank Louis Cartier: o que era bonito ficou maior
Outro clássico da relojoaria da Cartier é o Tank, que faz um sucesso danado desde que chegou às vitrines francesas em 1917. Agora, sem perder a elegância de sempre com seus numerais romanos, o modelo foi ampliado e equipado com uma nova geração de movimento mecânico com corda automática.
Disponível em ouro rosa e ouro amarelo, o Tank Louis Cartier vem com o movimento Manufactura 1899 MC. Com 6,18 milímetros de espessura, o relógio tem 28,14 por 17,28 milímetros e está disponível em ouro rosa e ouro amarelo.
Panthère Jewellery Watch: o relógio que é uma joia
Fundindo joalheria e relojoaria graças à sua excelência secular, a Cartier – mais uma vez – levou o público feminino ao delírio com uma peça de arquitetura híbrida encorpada por uma pantera.
Trata-se de uma escultura tridimensional, em ouro branco ou amarelo, que congela o movimento do animal, trabalhada das patas até as orelhas. A peça em ouro amarelo com laca preta para as manchas do felino deixa a cabeça da pantera de frente para o mostrador do relógio que tem um diamante às 12 horas – ao todos são 23 diamantes. Os olhos são de crisólita e o nariz de ônix.
Já a versão em ouro branco traz 1103 diamantes, resultados de 230 horas de um trabalho hercúleo de ourivesaria, polimento e engaste. No corpo da pantera, os diamantes vão desde a cabeça até a outra ponta onde está o relógio. Os olhos são de esmeralda e o nariz de ônix – é tanta coisa para admirar que você pode esquecer que foi ver as horas.
O sucesso do evento em númerosO sucesso da Watches and Wonders 2025 superou até a expectativa da organização do evento. Em uma semana, sendo que os quatro primeiros dias foram dedicados à imprensa especializada convidada e aos lojistas, passaram pela Palexpo mais de 55 mil visitantes, recorde de público, 12% a mais do que o ano passado.
Entre os varejistas, 6 mil pessoas, uma alta de 5% em relação a 2024. Também cresceu o número de jornalistas dos quatro cantos do globo que fizeram a cobertura: foram 1.600 (7% de aumento ante 2024). Entre os ingressos vendidos para os dias abertos ao público, outra alta, desta vez de 21%: 23 mil tickets.
“O Watches and Wonders consolidou-se não apenas como um evento interprofissional obrigatório, mas também como uma plataforma de expressão para as maisons relojoeiras”, disse Cyrille Vigneron, presidente da Watches and Wonders Geneva Foundation. “O evento oferece a cada uma delas a oportunidade de expressar visualmente seu próprio universo, de ver e usar belas criações e de compartilhar uma paixão comum.”
Entre as celebridades que deram o ar da graça, destaque para Simone Ashley, Usain Bolt, Roger Federer, Carl Lewis, Mika Häkkinen e Hans Zimmer. Nas redes sociais, o sucesso também foi tremendo: a hashtag #watchesandwonders2025 alcançou um público estimado de mais de 700 milhões de pessoas antes do encerramento (17% a mais do que 2024).
A edição 129 da Forbes, que fica pronta até o fim de abril, trará uma seleção especial de relógios, com modelos escolhidos a dedo em 12 marcas. Não perca.