O Hyundai Palisade é um SUV de três fileiras com capacidade para até oito pessoas e, com 5 metros de comprimento, é considerado de tamanho médio no EUA – mas grande no Brasil. Ainda na primeira geração, o modelo estreou em 2020 substituindo o Santa Fe XL no portfólio da Hyundai. Para a linha 2023, a marca coreana deu ao Palisade uma grande atualização visual e mais equipamentos de série.
Ele foi projetado para a vida familiar agitada, com muito espaço para pessoas e carga e com vários recursos. Este não é um veículo de luxo, mas a qualidade dos materiais, especialmente nos acabamentos, o torna uma oferta mais premium sem o preço premium. Existem amplos recursos de segurança disponíveis, bem como um sistema de infoentretenimento que facilita nos manter conectados.
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Para 2023, o Palisade recebe uma atualização completa que inclui novo design exterior e materiais internos atualizados. Recebe também novos recursos, incluindo uma terceira fileira com aquecimento nos bancos e um assento do motorista com massagem Ergo Motion para combater a fadiga em viagens longas.
Há novos recursos avançados de assistência ao motorista e a tecnologia recebe uma atualização com conectividade Wi-Fi hotspot – uma novidade para a Hyundai. Há também carregamento de ceular aprimorado, reconhecimento de voz refinado, navegação de alta resolução de 12,3 polegadas e um espelho retrovisor digital, outra novidade para a marca coreana. A gama de versões também se expande para incluir o robusto XRT.
Há muita concorrência no segmento, incluindo o Kia Telluride, com quem divide plataforma, que oferece o mesmo desempenho com um interior ainda mais sofisticado, mas a um preço mais baixo. Há também o Nissan Pathfinder, que tem preços comparáveis em toda a sua linha, mas não combina com a qualidade do interior e a aparência geral. Outros concorrentes fortes incluem o Honda Pilot, que tem preço e potência semelhantes e com um rodar notavelmente suave, Volkswagen Atlas, Toyota Highlander e Subaru Ascent. Nenhum deles está no Brasil.
O SE, básico, com tração dianteira, custa US$ 36.245; o SEL custa US$ 39.245. O novo acabamento XRT custa US$ 41.545. No nível superior, o Limited sai por US$ 47.795 e o Calligraphy, US$ 50.195. Todas as opções podem trazer opcionalmente tração integral, por US$ 1.900 adicionais.
O Palisade não é a oferta mais barata do segmento, mas se destaca pelo valor excepcional ao considerarmos a ampla gama de recursos e a qualidade dos materiais. Até na versão de entrada é um SUV bem equipado e confortável que torna as viagens com a família mais fáceis e menos estressantes para todos.
Os amplos recursos de série sobre segurança incluem monitoramento de ponto cego com alerta de tráfego traseiro e frenagem, aviso de distância em marcha à ré, alerta de ocupante do banco traseiro, assistência de manutenção e acompanhamento de faixa, aviso de atenção ao motorista, assistência de saída segura e frenagem de emergência à frente que reconhece pedestres e ciclistas, juntamente com o tráfego que se aproxima ao virar. Esse é um número impressionante de recursos de segurança padrão, o que ajuda a tornar o acabamento básico do Palisade uma ótima oferta.
Desempenho
Todos as configurações são movidas por um motor V6 de 3,8 litros, com 291 cavalos de potência e 36,2 kgfm de torque, emparelhado a um câmbio automático de oito velocidades, com opção de tração dianteira ou integral. É um motor potente que facilmente leva este grande veículo a velocidades de cruzeiro sem reclamar. A transmissão muda suavemente para uma entrega de potência uniforme sob forte aceleração, sem mudanças bruscas para os passageiros e um mínimo de ruído do motor invadindo a cabine.
E uma vez que você esteja em velocidades elevadas, ainda há força de sobra. O Kia Telluride compartilha o mesmo conjunto motriz e oferece desempenho semelhante, enquanto o Nissan Pathfinder e o Honda Pilot têm um pouco menos de potência, com 280 e 284 cv, respectivamente. Todos os quatro têm mais potência do que o Atlas da Volkswagen, que começa com quatro cilindros, mas também oferece um V6 de 276 cv.
Embora não tenha sido projetado para encarar um off-road pesado, o Palisade ainda é capaz de enfrentar terrenos mais acidentados. O seletor de modo de condução oferece os modos Comfort, Eco, Sport e Smart para adaptar a condução e o manuseio às condições que aparecem. Os modelos equipados com tração nas quatro rodas adicionam um modo de neve e um novo modo de reboque, com capacidade máxima de 5.000 libras, e podem ser blocados nas quatro rodas em baixas velocidades para sair da neve ou da lama.
Consumo
Equipado com tração dianteira, o Palisade faz 8 km/l na cidade, 11,5 km/l na estrada e 9,3 km/l na média. Com tração integral, o consumo fica em 8 km/l, 10,6 km/l e 8,9 km/l, respectivamente.
Infelizmente, a Hyundai ainda não oferece uma versão híbrida do Palisade, ao contrário de alguns concorrentes: o Toyota Highlander Hybrid alcança impressionantes 14,9 km/l combinados, e o Ford Explorer Hybrid com tração traseira atinge 11,5 km/l combinados.
Segurança e tecnologia
O Hyundai Palisade 2023 ainda não foi classificado pela National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) nem pelo Insurance Institute for Highway Safety (IIHS), mas o ano/modelo de 2022 foi e provavelmente será semelhante. Esse modelo recebeu uma classificação de cinco estrelas da NHTSA e uma classificação Top Safety Pick+ do IIHS, a mais alta para ambas as organizações no quesito proteção aos ocupantes.
Como já visto, os recursos de segurança incluem monitoramento de ponto cego com alerta de tráfego traseiro e frenagem traseira, aviso de distância de estacionamento traseiro, alerta de ocupante do banco traseiro, assistência de manutenção e acompanhamento de faixa, aviso de atenção ao motorista, assistência de saída segura, assistência de condução em rodovia, oscilação de reboque controle e frenagem dianteira de emergência com detecção de pedestres e ciclistas, além de tráfego em sentido contrário ao fazer curvas em cruzamentos.
Apenas alguns recursos extras são reservados para acabamentos mais altos, incluindo um alerta ultrassônico do ocupante traseiro (os acabamentos mais baixos detectam apenas que a porta foi aberta) e um recurso de estacionamento remoto.
Uma tela sensível ao toque de infoentretenimento de 12,3 polegadas é padrão em toda a linha Palisade. É um sistema fácil de usar, com menus bem organizados que ajudam a reduzir a distração do motorista. Navegação, Android Auto e Apple CarPlay também são padrão, com a capacidade de conectar dois dispositivos simultaneamente. Manter todos carregados é fácil com três portas de carregamento USB na primeira fileira e duas na segunda. Portas duplas na terceira fila são padrão nos acabamentos superiores. Todos, exceto o acabamento de base, possuem um carregador sem fio.
Opcional no SEL e padrão nos acabamentos Limited e Calligraphy é o sistema de áudio Harman Kardon, de 630 watts e 12 alto-falantes. Um painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas e head-up display estão disponíveis nos acabamentos superiores. A grande tela sensível ao toque padrão aumenta a usabilidade do sistema, assim como a boa capacidade de resposta, para que você não esfaqueie repetidamente a tela para fazer suas seleções.
Conforto e espaço
O Palisade é um SUV espaçoso. Ele oferece 108 centímetros de espaço para as pernas na segunda fila, superando a maioria dos concorrentes – especialmente se ali estiverem adultos. Na terceira fila são consideráveis 80 cm.
Assentos para oito são padrão no SE básico e opcional no SEL; nas demais configurações a capacidade máxima é de sete ocupantes. Na versão de entrada o estofamento é em tecido, mas os acabamentos em couro sintético e couro legítimo tornam-se padrão à medida que você sobe na escala das opções, com a topo de gama Calligraphy se aproximando do território do luxo.
Os materiais usados na cabine são atraentes e aliciantes em toda a gama. Entre os equipamentos, destaque para assentos com aquecimento nas três fileiras e a segunda podendo ser movida para frente ou para trás ao toque em um botão, facilitando o acesso à última fileira.
O Palisade é um SUV espaçoso com bastante espaço para gerenciar toda a carga que acompanha a vida familiar. Há 510 litros no porta-malas quando a terceira fila de bancos está erguida; rebatida, o volume sobe para 1.296 litros. Quando apenas os bancos da frente operam, há 2.446 litros disponíveis.
O grande console central do Palisade acomoda itens menores e os mantém fora de vista, enquanto o armazenamento sob o piso na área de carga oferece outro local de armazenamento oculto. Com exceção do SE, todos os acabamentos possuem abertura elétrica do porta-malas, com ajuste de altura programável, que facilita o carregamento de carga quando as mãos estão ocupadas.
Design
O Palisade não se destina a ser um SUV de luxo, mas tire o emblema da Hyundai e você pode ser facilmente enganado. Tem um design exterior atraente com uma grade frontal arrojada que lhe confere uma presença forte. Os materiais da cabine são bons e, mesmo no acabamento básico, nada parece barato ou econômico. É premium em toda a linha sem o preço premium.
Assentos são confortáveis, especialmente na frente, com recursos que incluem aquecimento e ventilação. A grande tela de infoentretenimento ajuda a dar uma aparência premium e avançada em tecnologia. A Hyundai tem a reputação de criar interiores visualmente atraentes com acabamentos de qualidade e muito conforto, e o Palisade mantém essa reputação em um veículo ideal para famílias grandes e suas vidas agitadas.
O Palisade tem muito a oferecer com capacidade para sete ou oito, um rodar silencioso e confortável e vários recursos de série em toda a linha, e não apenas nos acabamentos superiores. Há um grande conjunto de recursos de segurança de assistência ao motorista e uma grande tela sensível ao toque fácil de usar, especialmente ao seguir uma navegação complicada. Cinco acabamentos facilitam encontrar um que atenda às suas necessidades e ao seu orçamento.