Vinte anos após a Porsche inaugurar o segmento de SUVs de alto desempenho, a Ferrari entra no jogo – que já tem Lamborghini, Aston Martin, Maserati e Bentley, entre outras marcas de luxo – com o Purosangue. É o primeiro modelo de quatro portas na história de 75 anos da marca italiana.
A Ferrari destaca o layout incomum do SUV: motor montado para trás do eixo dianteiro, transmissão no traseiro, e o sistema de controla a tração 4×4 na frente do motor. Segundo a marca, assim os engenheiros conseguiram equilibrar o peso do Purosangue, com 49% sobre o eixo dianteiro e 51% sobre o traseiro.
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Quanto ao motor, trata-se de um 6.5 V12, de 725 cv e 73 kgfm de torque, acoplado a um câmbio automatizado de oito marchas e dupla embreagem. De acordo com a empresa de Maranello, o Purosangue salta até os 100 km/h em 3,3 segundos, rompe os 200 km/h em 10,6 s e chega a 310 km/h de velocidade máxima.
Outros destaques na parte técnica são as quatro rodas esterçantes, a suspensão ativa (que ajuda a conter a rolagem da carroceria) e o teto em fibra de carbono, o que contribui para diminuir o centro de gravidade e aliviar peso.
Com 4,97 metros de comprimento, 2,03 m de largura e 3,02 m de entre-eixos, a carroceria é composta por “welcome doors” (apelidadas de portas suicidas no Brasil) na traseira e o porta-malas, de 473 litros, é o maior já oferecido por um modelo da Ferrari.