Presente no mercado nacional desde 1992, a Peugeot lança seu terceiro carro elétrico no mercado nacional. Depois do hatch e-208 GT e da van e-Expert, o SUV compacto e-2008 GT chega por R$ 259.990.
Leia mais: Novo Range Rover Sport estreia em novembro partindo de R$ 950 mil
Leia mais: Honda confirma quatro lançamentos para o ano que vem
Certas marcas há mais tempo no Brasil seguem adiando sua eletrificação por aqui, enquanto a Peugeot não só oferece três modelos movidos a eletricidade, como programa mais dois para o ano que vem – sem revelar quais, por ora.
Montado sobre a plataforma e-CMP (Electric Common Modular Plataform), o SUV tem 4,3 metros de comprimento, 1,77 m de largura, 1,55 m de altura e 2,60 m de entre-eixos. A capacidade do porta-malas é de 434 litros.
Fabricada pela chinesa CATL – a maior fabricante de baterias para carros elétricos do mundo –, a unidade que equipa o e-2008 garante ao SUV autonomia de 345 quilômetros (ciclo WLTP); com capacidade de 50 kWh, tem oito anos ou 160 mil km de garantia. De acordo com a Peugeot, pode ser recarregada em até 30 minutos em estações de carga ultra rápida (50 a 100 Kw). Já o motor de 136 cv e 26 kgfm de torque promete levar um carro de 1.630 kg aos 100 km/h em 9,9 segundos.
Ecossistema
“Os clientes de um carro elétrico têm outras preocupações, como praticidade no dia a dia e onde recarregar a bateria. Nosso papel é ajudar esse cliente a entender que essa nova tecnologia é uma realidade. Por isso só o produto não basta, é preciso um ecossistema”, comenta Lucas Lins, gerente de veículos elétricos da Peugeot.
Por ecossistema, entende-se uma série de parcerias: Estapar (vagas com recarga gratuita para clientes Peugeot), WEG (venda e instalação de carregadores), Cart (localizador de eletropostos via multimídia), Ambify (tokens de crédito de carbono) e Flua (solução de assinatura para elétricos Peugeot), entre outras.
A marca francesa também aproveitou o lançamento do e-2008 para informar que, a partir de 2024, terá ao menos um exemplar 100% elétrico em cada segmento que tiver presença.
De acordo com a Peugeot, estudos indicam que 57% dos brasileiros desejam migrar para um veículo elétrico e que, em 2027, a frota desse tipo de carro será de 90.000 unidades – dez vezes superior ao montante atual.