O presidente da Toyota, Akio Toyoda, deve permanecer uma força dominante dentro da maior montadora de veículos do mundo nos próximos anos e continuará a influenciar a agenda da empresa depois de deixar o cargo em abril, disseram especialistas e pessoas familiarizadas com a companhia.
Toyoda, de 66 anos, anunciou na quinta-feira (26) que deixará o cargo de líder da empresa que seu avô fundou em 1º de abril para assumir o cargo de presidente do conselho de administração. Ele passará o bastão para Koji Sato, 53, presidente da Lexus, marca de luxo do grupo.
Leia mais: Toyota nomeia novo CEO, e atual presidente fica à frente do conselho
Leia mais: Toyota diz que pode produzir 10,6 milhões de veículos em 2023
Nos últimos anos, a Toyota tornou-se alvo de ativistas e investidores da chamada “economia verde” que já apoiaram a tecnologia de motores híbridos da empresa, mas que agora criticam o que consideram como adoção tardia de veículos elétricos pela empresa.
Enquanto a fabricante de veículos elétricos dos Estados Unidos Tesla roubava a atenção do mercado, a Toyota e o próprio Toyoda muitas vezes pareceram fora de sincronismo com o restante do setor ao defenderem veículos híbridos e, eventualmente, carros movidos a hidrogênio.
A reação do mercado ao anúncio de Toyoda foi silenciosa – as ações da montadora fecharam com pouca oscilação em Tóquio nesta sexta-feira – já que os investidores apostam que a empresa provavelmente não passará por uma grande reforma no futuro próximo.
“A nova nomeação é menos sobre uma mudança de direção e mais sobre uma consideração cuidadosa da melhor maneira possível de organizar a transferência de poder, evitando interrupções e caos”, disse Julie Boote, analista da Pelham Smithers Associates em Londres.
“É provável que ele permaneça ativo como presidente do conselho por muito tempo e continue a deixar sua marca na Toyota”.
Aos 53 anos, Sato se tornará um dos poucos “estranhos” – não membros da família Toyoda – a ocupar o cargo mais alto em uma montadora cuja posição e influência no Japão corporativo não podem ser exageradas. A cadeia de suprimentos da Toyota se estende a cerca de 60 mil fornecedores, tornando-a crítica para empregos na terceira maior economia do mundo.
Mas resta saber quanta influência o relativamente jovem Sato poderá exercer, disseram analistas, já que muitos dos executivos ao seu redor serão mais velhos – algo que ainda conta muito no Japão.
O executivo pode não ser capaz de realizar uma grande mudança de estratégia no início, e os próximos anos podem ser uma espécie de “período de aprendizado”, disse Koji Endo, analista sênior da SBI Securities.
Também há precedentes no Japão para fundadores de empresas, ou membros de suas famílias, continuarem a exercer influência descomunal sobre a administração do dia-a-dia, mesmo depois de se tornarem presidentes de conselhos de administração.
Um executivo da Toyota, que pediu para não ser identificado, disse que a montadora caminha para um período de “regra de clausura”, referindo-se a um período na história do Japão em que um imperador aposentado continuou a desempenhar um papel importante na tomada de decisões.
“A Toyota é uma empresa de capital aberto que gosta de fingir que é uma empresa familiar”, disse John Shook, um ex-executivo da Toyota que agora presta consultoria sobre as técnicas de gestão enxuta pioneiras da montadora.
“Escolher alguém muito mais jovem e com o histórico de Sato indica que Akio reconheceu que chegou a hora da mudança”.