Em 2022, ano em que revelou o Spectre, o primeiro modelo totalmente elétrico da marca, a Rolls-Royce Motor Cars também alcançou um desempenho de vendas global inigualável nos 118 anos de história da empresa. No total, 6.021 automóveis foram entregues a clientes em todo o mundo, um aumento de 8% em relação ao recorde anterior de 5.586, estabelecido em 2021.
“Foi um ano importante para a Rolls-Royce Motor Cars. Não só revelamos o primeiro modelo de série totalmente elétrico da nossa marca para o mundo, como também foi o primeiro ano em que entregamos mais de 6.000 carros em um único período de 12 meses, com forte demanda em todo o nosso portfólio de produto. Mas, como uma verdadeira fabricante de luxo, as vendas não são nossa única medida de sucesso: não somos e nunca seremos um fabricante de volume”, garante Torsten Müller-Ötvös, CEO da Rolls-Royce Motor Cars.
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Os EUA foram mais uma vez o maior mercado da marca, pois uma nova geração de jovens empreendedores americanos, geradores de riqueza e criadores de empregos, foram atraídos para a Rolls-Royce pela primeira vez.
A China continua sendo de importância estratégica crucial para a marca, como seu segundo maior mercado globalmente. O sucesso significativo em Xangai e Pequim, bem como nas cidades de Hangzhou e Shenzhen, sustentou um quadro de vendas equilibrado em toda a região. Os ventos contrários contínuos resultaram em uma queda de um dígito nas vendas gerais, em comparação com o resultado recorde alcançado em 2021. No entanto, isso pode ser compensado pelo aumento das vendas em outras regiões.
As vendas de automóveis Rolls-Royce na Europa atingiram novos patamares em 2022, apesar dos sérios desafios geopolíticos que afetam a região. Isso incluiu vendas recordes em vários mercados individuais, incluindo o Reino Unido e a Alemanha.
O Oriente Médio é a região líder da marca para modelos da linha Bespoke, com muitas criações únicas de personalização. Em 2022, a Rolls-Royce abriu um escritório privado apenas para convidados em Dubai, o primeiro fora de Goodwood, aproximando a empresa dos clientes locais da marca. Outros escritórios privados serão introduzidos em todo o mundo nos próximos meses e anos.
A região Ásia-Pacífico desempenha um papel importante no sucesso global da Rolls-Royce, com forte crescimento de vendas em 2022. No Japão, uma nova classe de empreendedores de sucesso está investindo cada vez mais nos automóveis Rolls-Royce, enquanto o mercado altamente dinâmico da Coreia mostrou crescimento significativo nos últimos dois anos, com potencial para se tornar o principal mercado da Rolls-Royce na região em um futuro próximo.
“É claro que esse sucesso não foi alcançado da noite para o dia. Em 2023, marcamos o 20º aniversário da casa da Rolls-Royce em Goodwood, período durante o qual transformamos nossos negócios por meio de uma estratégia de longo prazo baseada em crescimento, gerenciamento e planejamento cuidadosos, foco inabalável no lucro e uma reinvenção respeitosa, mas com visão de futuro, da marca Rolls-Royce”, reflete o executivo.
Cullinan e Ghost lideram
Após sua estreia triunfante em outubro, o Spectre superou as expectativas mais ambiciosas da empresa. As primeiras entregas aos clientes ocorrerão no quarto trimestre de 2023 – o primeiro passo da marca para construir apenas carros totalmente elétricos até o final de 2030. A demanda por todos os modelos Rolls-Royce atuais permanece excepcionalmente forte, com pedidos garantidos até 2023.
Em 2022, o Cullinan consolidou sua posição como o Rolls-Royce mais requisitado, enquanto o Ghost foi o modelo mais vendido da marca na região da Ásia-Pacífico. Black Badge, o alter ego mais rebelde da Rolls-Royce, testemunhou um crescimento extraordinário.
“Tivemos sucesso porque ouvimos e desenvolvemos consistentemente nossos produtos de acordo com os gostos e requisitos de nossos clientes, conscientemente rejuvenescendo nossa marca, mantendo nossa exclusividade e raridade inatas. Nosso portfólio de produtos expandiu-se significativamente e ainda este ano lançaremos o primeiro cupê elétrico ultraluxuoso do mundo. Mas, talvez, o mais importante: nunca colocamos estilo acima da substância”, conclui Müller-Ötvös.