Certos colecionadores da elite do antigomobilismo mundial devem estar inconsoláveis com o nascimento do primeiro exemplar da Blower Continuation Series, anunciado na última terça-feira (21).
Tudo começou há dois anos, quando a Bentley decidiu reproduzir 12 exemplares do Blower, carro de corrida de 1929 que teve apenas quatro unidades construídas – e que foi apontado por Walter Owen Bentley como um dos responsáveis, ao lado da quebra da bolsa de Wall Street de 1929, pela derrocada da sua companhia, que em 1930 seria vendida para a conterrânea Rolls-Royce.
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Primeiro passo foi desmontar o Blower número 2, que faz parte da Bentley Heritage Collection. Chassis HB 3403, lá no fim dos anos 1920 pertenceu a Sir Tim Birkin, um dos “Bentley Boys” (o grupo de playboys conhecidos pela bravura nas pistas ao volante de Bentleys e pelas festas intermináveis fora delas).
Na sequência, um equipamento de mensuração digital escaneou todas as peças do carro desmontado, gerando arquivos que seguiram para a Mulliner, departamento de customização da Bentley. Novos modelos foram então desenhados digitalmente e moldes e ferramentas da época voltaram à labuta para que as réplicas se materializassem.
Revoltados com a notícia de que os quatro Blower originais seriam multiplicados por três, os colecionadores – entre eles Ralph Lauren, magnata da moda mundialmente reconhecido pela sua coleção de clássicos – resolveram então escrever uma carta ao chefão da marca, Adrian Hallmark, argumentando que a nova fornada “diluiria a admiração e o temor especiais que só podem advir da visão do artigo genuíno”. Alertaram também para uma eventual desvalorização dos modelos originais restantes.
De nada adiantou: as 12 réplicas foram vendidas quase instantaneamente. Oito inclusive já foram entregues e quatro estão sendo construídas.
E além de reconstruir o icônico bólido, a Bentley ainda mandará o Car Zero, como batizou o primeiro dos Blower do século 21, para pistas igualmente emblemáticas: Donington Park (de 29 a 30 de abril), Le Mans (29 de junho a 3 de julho) e Spa-Francorchamps (28 a 30 de setembro).
“Ao correr com o Blower Car Zero, provaremos o desempenho, a autenticidade e a durabilidade de nossa Continuation Series, dando aos nossos clientes a confiança de que eles também podem levar seus carros para a pista”, comentou Paul Williams, Diretor Técnico da Mulliner.
Modificações para permitir que o Blower Car Zero corra incluem luz de chuva, espelhos retrovisores, pontos de reboque, extintor de incêndio e um interruptor de isolamento da bateria. De acordo com a Bentley, também é elegível para competir em eventos sancionados pela FIA para veículos históricos.
“Já provamos a qualidade da engenharia dentro do carro completando um duro teste de várias horas em ritmo de corrida em Goodwood, e agora é hora de o carro ser lançado para corridas de verdade. Vamos pegar os aprendizados deste programa de corrida e aplicá-los à próxima Speed Six Continuation Series, para a qual o primeiro carro de engenharia está sendo construído agora”, concluiu Williams.
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Foto: divulgação Blower Continuation Series
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Foto: divulgação Blower Continuation Series
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Blower Continuation Series