A Jaguar Land Rover surpreendeu o microcosmo do antigomobilismo brasileiro ao inaugurar uma clínica de restauração de veículos antigos, dois anos atrás. Dentro dos 60 mil metros quadrados da fábrica de Itatiaia (RJ), aberta em 2016 para montar Evoque e Discovery Sport, um cantinho de 900 metros quadrados havia sido reservado “para celebrar o passado de nossas marcas e dar um futuro glorioso aos veículos clássicos de nossos clientes”, como explicou a empresa.
Foi uma notícia extraordinária para um mercado onde 99% das fabricantes ignoram não apenas os veículos antigos – e, portanto, a própria história – mas, ainda mais inexplicável, um segmento que só em 2019 movimentou R$ 32,6 bilhões, de acordo com uma pesquisa socioeconômica encomendada pela FIVA (Federation Internationale Vehicules Anciens) e executada pela JDA Research.
Leia também: Por que marcas resgatam nomes do passado ao batizar carros novos
Leia também: Dez clássicos para comprar em 2023 antes que preços disparem
Praticamente todo tipo de serviço pode ser realizado em uma das seis baias individuais da Clínica de Restauração Jaguar Land Rover, de mecânica básica à funilaria, passando por customização e revitalização do interior. Processos de pintura são homologados pela matriz, garante a companhia.
“Tudo depende de cada carro. Por exemplo: se o chassi estiver muito avariado, solicitaremos a troca do mesmo e regularização com os órgãos de trânsito. Tudo é possível dependendo do bolso do cliente”, esclarece Wiliam Oliveira, gerente da clínica.
“O local foi estrategicamente pensado de modo que podemos contar com toda a estrutura e a experiência de nossa fábrica e oferecer um serviço com peças originais e genuínas da marca Jaguar Land Rover”, complementa Oscar Neto, diretor da fábrica.
O primeiro veículo restaurado pela operação foi um Defender 110 produzido em 1996.
Dois anos depois, a oficina tem no currículo a reforma ou restauração de nove unidades do Defender e de um Range Rover Sport. Com tempo de espera de aproximadamente um ano, há hoje 18 carros na fila e outros 12 em processo de avaliação e aprovação de orçamento. “Estamos agora finalizando os testes de qualidade de mais três carros para entrega final, todos contemplando uma entrega VIP aos clientes”, conta Oliveira.
Nos próximos meses a clínica passará a atender também as linhas Discovery e Freelander. “Com isso, a ideia é ampliar a oferta de peças e certificados de autenticidade para mais clientes”, explica o gerente da clínica. Cursos teóricos também estão nos planos.
Não é um serviço barato, naturalmente: “temos uma restauração cujo orçamento está beirando R$ 1 milhão”, revela Oliveira.
A mais cara nesses dois anos, de um Defender 90, custou R$ 350 mil.