A vitória do XJR-9 nas 24 Horas de Le Mans de 1988 foi o sexto triunfo da Jaguar na categoria principal da lendária corrida de resistência, realizada no Circuit de la Sarthe. Trinta e cinco anos depois, a marca inglesa lança um SUV superesportivo em homenagem ao carro de corrida conduzido por Andy Wallace, Johnny Dumfries e Jan Lammers – e que hoje faz parte da coleção Jaguar Heritage Trust.
Limitado a 394 exemplares, o F-Pace SVR Edition 1988 desembarca no mercado brasileiro em apenas cinco unidades, cada uma comercializada por R$ 944.100.
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Diferencial fundamental do F-Pace SVR Edition 1988 é a personalização realizada pela divisão de customização da empresa, a SV Bespoke. Na parte externa, há uma pintura especial na cor Midnight Amethyst Gloss, rodas de liga leve de 22 polegadas forjadas na cor Champagne Gold Satin e com detalhes na cor Sunset Gold Cetin e um emblema com a numeração de série do veículo.
No interior, o modelo traz estofados na cor Ebony e detalhes exclusivos na cor Sunset Gold no painel de instrumentos, raios do volante e na manopla de câmbio. A soleira Jaguar e o anel de buzina no volante receberam também acabamento em Satin Black, enquanto a marca SV Bespoke e Edition 1988 estão presentes nas placas de rodagem iluminadas e no painel de instrumentos.
“Desde seu lançamento, em 2019, o Jaguar F-Pace SVR estabeleceu-se em todo o mundo como um carro de desempenho característico. Com disponibilidade estritamente limitada, esta versão se tornou rapidamente o F-Pace SVR mais procurado até agora”, afirma Mark Turner, Diretor Comercial de Operações de Veículos Especiais da Jaguar.
“A pintura Midnight Amethyst Gloss parece preta até que seus tons de ametista sejam revelados sob o sol brilhante, enfatizando o exterior dinâmico do SVR. Para alcançar este dramático acabamento avaliamos mais de 40 variações para criar a profundidade de cor desejada”, explica Richard Woolley, Diretor Criativo de Operações de Veículos Especiais da Jaguar.
O motor V8 de 550 cv, capaz de acelerar o SUV de 0 a 100 km/h em 4 segundos e até os 286 km/h de velocidade máxima, foi mantido.
Um Jaguar XJR-12 ainda venceria as 24 Horas de Le Mans em 1990. Os outros vencedores foram os modelos C-Type (1951 e 1953) e D-Type (1955, 1956 e 1957).