O presidente-executivo da Ford, Jim Farley, disse na última quinta-feira (4) que os cortes de preços no mercado de veículos elétricos “são uma tendência preocupante”, depois que a montadora norte-americana baixou os preços de seu Mustang Mach-E em resposta a uma série de reduções da rival Tesla.
A Ford anunciou na terça-feira anterior um corte de preço de até 8% de seu veículo elétrico Mustang Mach-E, o segundo anunciado pela montadora neste ano.
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Farley comparou a guerra de preços no mercado de veículos elétricos à série de reduções de preço de Henry Ford para o Model T a partir de 1913. Mas o chefe da Ford disse que a estratégia do fundador da empresa acabou colocando a Ford em risco.
“Você não quer comoditizar o produto”, disse Farley em um fórum do Wall Street Journal.
“O valor de revenda para as pessoas que compraram a preços mais altos é terrível. Eles nunca esquecem”, disse Farley. A Ford seguirá os cortes de preço da Tesla para modelos como o Mustang Mach-E, que compete diretamente com o Model Y da Tesla, disse ele. “Há um limite para o quão longe podemos ir”.
Em outros pontos, Farley disse que a Ford não planeja abandonar o software Apple CarPlay que permite que os clientes espelhem as telas de seus smartphones no painel do veículo. A GM recentemente disse que irá descontinuar o CarPlay em modelos futuros.
A Ford treinará trabalhadores para essa instalação e investirá no retreinamento dos trabalhadores atuais, disse Farley. Mas nem todos os funcionários da Ford farão a transição para veículos elétricos, disse ele.
“Não podemos melhorar a qualificação de todos, vai levar muito tempo”, disse ele.