O Japão dará para a Toyota cerca de 120 bilhões de ienes (US$ 854 milhões de dólares) como apoio ao plano da montadora de investir na produção doméstica de baterias de íon de lítio usadas em veículos elétricos (EV), informou o jornal Nikkei.
A empresa apresentou esta semana um plano abrangente para novas tecnologias e um redesenho radical das fábricas, enviando o sinal mais claro de sua intenção de capturar uma fatia maior do mercado de baterias elétricas, onde foi superada em vendas por rivais como a Tesla.
Leia mais:
- Marcas apoiam acordo de US$ 1 bi por minas de níquel no BR
- Tesla Model Y bate Corolla e é o carro mais vendido do mundo
- Stellantis terá três híbridos nacionais e motor a etanol em 2024
A ajuda do governo também chega à medida que o Japão e outros aliados dos Estados Unidos buscam cada vez mais proteger as cadeias de suprimentos longe da China, que é um importante player em baterias de veículos elétricos.
O Ministério do Comércio do Japão designou baterias de armazenamento, incluindo baterias de automóveis, como cruciais para a segurança econômica e destinou 330 bilhões de ienes em seu segundo orçamento suplementar para apoiar seu fornecimento e desenvolvimento, disse o Nikkei.
O governo pretende arcar com um terço das despesas de capital e metade do desenvolvimento tecnológico. No caso da Toyota, o valor total do projeto a ser subsidiado chega a 330 bilhões de ienes, disse o jornal.