Durante o que chamou de “EV Day”, a Kia revelou na Coreia do Sul dois carros-conceito e a versão de produção do próximo EV5, expandido sua ofensiva de veículos elétricos.
Veja os novos conceitos elétricos da Kia:
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Foto: divulgação Kia EV3
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Foto: divulgação EV3 oferece tecnologia, praticidade e design em pacote compacto
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Foto: divulgação Design se destaca pelo capô curto e linha de teto longa e inclinada
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Foto: divulgação Interior do EV3 tem display único de infoentretenimento e amplo uso de tecido
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Foto: divulgação Kia EV4
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Foto: divulgação EV4 tem perfil alongado, com linha de teto inclinada e superfície angular
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Foto: divulgação EV4 prova que sedãs ainda têm espaço na linha Kia
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Foto: divulgação Função Mind Modes ajusta iluminação ambiente e padrões de ventilação
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Foto: divulgação Kia EV5
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Foto: divulgação Projetado para o mercado chinês, EV5 será vendido globalmente
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Foto: divulgação Construído sobre a plataforma E-GMP, EV5 virá com bateria de 64 kWh, 251 cv e autonomia de 530 km
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Foto: divulgação Cabine minimalista do EV5 possui um par de displays digitais de 12,3 polegadas
Kia EV3
Todos desempenharão um papel no plano da Kia de vender 1 milhão de veículos eléctricos anualmente até 2026, aumentando para 1,6 milhão de unidades por ano até 2030. A empresa também deverá anunciar um carro menor, chamado EV2 e concebido para a Europa.
O EV5 foi originalmente revelado como um carro projetado para a China, mas a Kia disse agora que será vendido globalmente. A empresa prosseguiu dizendo que, uma vez concluída, sua linha de EV terá preços entre US$ 30 mil (R$ 152 mil) e US$ 80 mil (R$ 405 mil). Espera-se que um eventual EV1 seja o modelo de entrada.
Embora esteja disponível globalmente, a Kia optou por anunciar apenas as especificações das versões do EV5 para os mercados chinês e coreano.
Construído na plataforma E-GMP (também usada por carros elétricos das marcas Hyundai e Genesis), o EV5 virá como padrão na China com uma bateria de 64 kWh, um motor de 160 kW (251 cavalos) e uma autonomia estimada de 530 km, considerando-se o ciclo de teste chinês CLTC.
Uma versão de longo alcance do EV5 terá uma bateria de 88 kWh, dois motores elétricos para tração integral (308 cv) e autonomia de 650 km. A Kia afirma que o carregamento rápido permitirá que a bateria recomponha de 30% a 80% em 27 minutos – uma conquista possível porque a plataforma E-GMP é uma das poucas que opera a 800 em vez de 400 volts.
A Kia afirma que uma versão de alto desempenho chamada EV5 GT será oferecida com uma “experiência de direção envolvente”. Isto será sem dúvida semelhante ao que é oferecido pelo EV6 GT de hoje, que tem quase 580 cv e acelera até os 100 hm/h em 5 segundos.
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No interior, a cabine minimalista do EV5 possui um par de displays digitais de 12,3 polegadas, colocados um ao lado do outro. Um é para o motorista e o outro, com tela sensível ao toque, é para o sistema de infoentretenimento. Abaixo estão quatro controles que a Kia descreve como “teclas ocultas” e que são usadas para controlar a ventilação e a temperatura da cabine. De acordo com a marca, assim foram substituídos 17 botões.
Assim como o EV6, o EV5 possui tecnologia Vehicle-to-Load (V2L), em que a bateria pode ser usada para alimentar dispositivos externos, como aparelhos de camping, e em países onde a infraestrutura permitir, a Kia diz que o excedente de energia da bateria do carro pode ser compartilhado com a rede pública.
Quanto aos conceitos, a Kia descreve o EV3 como um carro que oferece “a tecnologia, a praticidade e o design do topo de linha EV9 em um formato compacto”.
Embora ainda seja um conceito, o EV3 empresta muito do seu estilo do EV9, que por sua, agora em versão final, se parece bastante com o conceito que lhe deu origem. Portanto, é provável que o EV3 que a Kia eventualmente coloque à venda seja semelhante ao conceito atual. Os destaques do design incluem uma postura de cabine avançada com um capô relativamente curto e uma linha de teto longa e inclinada, amparada por arcos das rodas quadrados recortados com ângulos assimétricos. Na traseira, a coluna C “desconectada” da carroceria cria o efeito de teto flutuante.
No interior, o EV3 compartilha uma cabine semelhante à do EV5, com seu layout espaçoso, display único de infoentretenimento e amplo uso de tecido da mesma cor nas portas e no painel.
Outro conceito revelado foi o EV4, sedã elétrico ao qual a Tesla deveria prestar atenção. Este carro de quatro portas é “um tipo totalmente novo de sedã elétrico que representa um símbolo de inovação”, diz a Kia. Os destaques aqui incluem o nariz baixo, o perfil alongado com uma linha de teto inclinada e a superfície angular que se tornou o estilo dos elétricos da marca sul-coreana.
O interior é basicamente igual ao do conceito EV3, com o mesmo display de infoentretenimento e uso de tecido e iluminação ambiente. Imagino que o volante plano cairá antes de o carro entrar em produção. A Kia diz que a cabine minimalista e o painel de instrumentos reduzido ajudam a “limpar a mente das distrações e a preparar-se para as próximas tarefas”.
Dando continuidade a este tema, o conceito EV4 possui uma nova função ‘Mind Modes’ que ajusta a iluminação ambiente e padrões de ventilação abrangendo toda a largura da cabine. Exemplos de modos incluem ‘Perform’ e ‘Serenity’, com o último usando gráficos digitais para criar um ambiente mais descontraído “para reflexão e restauração”, diz a empresa.
Não há informações sobre desempenho, preço ou disponibilidade de nenhum desses novos carros-conceito. Mas, considerando que a Kia pretende vender 1 milhão de EVs anualmente em apenas três anos, duvido que tenhamos de esperar muito até que as versões de produção se juntem ao resto da linha Kia.
*Jornalista automotivo e de tecnologia que escreve para a Wired UK e a para a BBC e tem uma paixão de longa data por tudo sobre quatro rodas.
(Traduzido por Rodrigo Mora).