A BMW revelou na última quarta-feira (20) o Vision Neue Klasse X, que a marca alemã classifica como Sports Activity Vehicle. A primeira variante totalmente elétrica da nova arquitetura entrará em produção na fábrica de Debrecen (Hungria) em 2025.
-
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
“Juntamente com o BMW Vision Neue Klasse, o BMW Vision Neue Klasse X mostra a amplitude da nossa futura linha de modelos BMW. Os modelos Neue Klasse refletem a variedade de todos os modelos que os clientes desejam hoje e no futuro – do sedã esportivo, com todos os seus derivados, à moderna família SAV”, disse Oliver Zipse, Presidente do Conselho de Administração da BMW AG. “Desta forma, sublinhamos que a Neue Klasse é muito mais do que apenas um carro ou um conceito específico; está redefinindo a marca BMW – e, ao mesmo tempo, irá ser mais BMW do que nunca”, completou.
De acordo com a BMW, o Vision Neue Klasse X representa um estilo de vida ativo, dinâmico, eficiente e confiante, e seu desenho combina uma linguagem clara de design exterior com um ambiente luminoso e interior espaçoso. Iluminação especial e efeitos sonoros possibilitados pela próxima geração do BMW iDrive aprimoram a experiência digital intuitiva do usuário. O primeiro modelo da família Vision Neue Klasse, um sedã, foi apresentado no Salão de Frankfurt do ano passado.
Leia mais:
- BMW leva para o Salão de Munique carro que muda de cor
- BMW Série 5 volta ao Brasil elétrico e custando R$ 759.950
Ainda segundo a empresa, as três características principais da Neue Klasse – elétrica, digital e circular – foram expandidas para incluir uma quarta dimensão, que é o prazer de dirigir, DNA da marca. Seu conceito de sustentabilidade também garante produção, operações, desmontagem e reciclagem responsáveis.
Para o interior foi desenvolvido um revestimento totalmente vegetal, mineral e isento de petróleo. Será utilizado no BMW Vision Neue Klasse X na parte inferior do revestimento das portas e no console central. Os plásticos marítimos também estão sendo usados pela primeira vez como peças moldadas por injeção. Em alguns componentes, esse material secundário, obtido, por exemplo, de resíduos de redes de pesca, já fornece 30% do material da peça.
A escolha dos materiais e do método de construção facilita a desmontagem dos componentes e melhora a reciclabilidade. As saias laterais e os acessórios dos para-choques dianteiro e traseiro também são produzidos a partir de materiais reciclados. Nisso, o novo conceito de design segue o princípio do BMW i Vision Circular apresentado em 2021, que se baseou extensivamente para otimizar a reciclagem.