A Volkswagen continua expandindo a linha ID. Buzz globalmente. O ID. Buzz Pro e o ID. Buzz Cargo são agora seguidos pelo ID. Buzz GTX, que estreia com 340 cv de potência. O ID. Buzz GTX é equipado com um motor elétrico de tração nos eixos dianteiro e traseiro, que juntos constituem o sistema de tração integral 4MOTION.
-
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
O ID. Buzz GTX será lançado em duas versões: com distância entre-eixos normal e uma nova bateria de 79 kWh (conteúdo bruto de energia: 84 kWh), e com entre-eixos alongado em combinação com uma nova bateria de 86 kWh (91 kWh brutos).
Os dois modelos GTX são extremamente ágeis e podem acelerar de zero a 100 km/h em cerca de 6,5 segundos. Outro benefício dos modelos ID. Buzz GTX é sua excelente tração. O lançamento dos dois modelos ID. Buzz GTX acontecerá no segundo semestre na Europa, enquanto a pré-venda começará a partir de junho.
O ID. Buzz GTX se caracteriza por uma dianteira diferenciada. O para-choques estilo GTX contam com uma grade de entrada de ar preta com design de colmeia e novos elementos direcionadores de ar laterais.
Luzes de uso diurno com novo design são integradas ao para-choque à esquerda e à direita: dois triângulos de LED sobrepostos formando uma flecha. Todos os elementos da carroceria aparecem em preto, como a nova grade da entrada de ar, elementos direcionadores de ar, a identificação GTX e as capas dos espelhos externos têm acabamento em preto com alto brilho.
Leia mais:
- VW e Mobileye prometem novas funções de direção autônoma
- VW mantém perspectiva de elétrico de entrada até 2027
- Volkswagen investirá mais R$ 9 bi no Brasil até 2028
Além disso, a nova roda de liga de 19 polegadas é equipamento de série do ID. Buzz GTX. A gama de rodas GTX é complementada por duas novas rodas de liga de 21 polegadas com as designações Caracas (pretas) e Townsville (pretas com superfície diamantada), disponíveis como opcionais. O ID܂Buzz GTX vem com faróis IQ.LIGHT de matriz de LED de série.
Uma nova opção de pintura na cor vermelho Cherry é oferecida com exclusividade para o ID. Buzz GTX. Este tom de vermelho poderá ser configurado como pintura sólida e, opcionalmente, em combinação com prata Mono metálico como acabamento em duas cores. Além disso, seis outras cores sólidas e quatro opções de pintura em dois tons estarão disponíveis.
Interior
A Volkswagen também customizou a Kombi internamente. Cores em tons escuros reforçam o caráter esportivo dos modelos ID. Buzz mais potentes. Ambas as versões do ID. Buzz GTX, por exemplo – com entre-eixos curto ou alongado – são os únicos modelos da linha de produtos equipados com teto preto.
Os bancos também trazem o design específico GTX. Assentos confortáveis com ajustes elétricos e função de memória são usados na frente. Os bancos são ressaltados por forração em microfibra preta “ArtVelours Eco” com um novo padrão diamante, assim como costuras vermelhas contrastantes e arremates vermelhos. A costura em vermelho em ponto de cruz é um elemento diferenciado do volante multifuncional, que também ganha refinamento através de um aplique vermelho no friso do centro e no logotipo GTX integrado.
O ID. Buzz GTX com entre-eixos normal é disponibilizado com cinco lugares com banco traseiro com divisão 40:60 na segunda fileira (2/3) ou com seis lugares, com dois assentos individuais nas segunda e terceira filas (2/2/2). O ID. Buzz GTX alongado também pode ser configurado para cinco lugares com um banco traseiro para três passageiros (2/3) ou para seis lugares (2/2/2). Essa versão é também oferecida para sete passageiros, com o banco da segunda fileira com três lugares e dois assentos individuais na terceira (2/3/2). Os bancos da segunda fileira podem ser movimentados 150 mm longitudinalmente (entre-eixos standard) ou 200 mm (entre-eixos longo). O banco do passageiro dianteiro, os bancos externos da segunda fila e os bancos da terceira fileira são equipados de série com pontos de fixação ISOFIX para assentos infantis.
O volume do bagageiro do ID. Buzz GTX (com entre-eixos standard) na configuração para cinco ocupantes fica entre 1.121 litros (até a borda superior dos encostos traseiros) e 2.123 litros (banco traseiro rebatido, até a borda superior dos encostos dos bancos dianteiros). O ID. Buzz GTX alongado é ainda mais espaçoso: carregado até a borda superior dos encostos da segunda fileira de assentos, há 1.340 litros disponíveis. Se o ID. Buzz GTX longo for carregado até atrás dos bancos dianteiros, o volume atinge 2.469 litros. Mesmo com sete pessoas a bordo, a terceira fileira de assentos do ID Buzz pode acomodar até 306 litros atrás.
Novo assistente de voz
Uma atualização de software para a linha de produtos será incorporada aos modelos GTX. As novidades a bordo incluem um display head-up (opcional) e a última geração de sistemas de informação e entretenimento (de série) com novo menu de navegação e novos gráficos, assim como um processador mais rápido. A tela de toque do sistema agora tem 12,9 polegadas. Também é nova a barra de toque iluminada para controle da temperatura e volume.
O novo assistente de voz IDA é operado através de comandos de voz naturais. Isto permite não apenas controlar numerosas funções do veículo, mas também responde a perguntas sobre conhecimentos gerais utilizando base de dados com a Wikipedia.
Pioneiro, o assistente de voz IDA também inclui integração com ChatGPT. Outro item novo é o aplicativo Wellness, que utiliza programas pré-configurados para ajustar várias funções do veículo para aumentar o bem-estar ao dirigir ou carregar. A nova lista de sistemas de assistência inclui o sistema Park Assist Plus com novo desenvolvimento, com uma função para estacionamento remoto via smartphone.
Outro item novo é o sistema de aviso de saída. Ele alerta sobre a aproximação de veículos e bicicletas pela traseira quando uma porta é aberta e evita temporariamente que a porta seja aberta em caso de perigo.