Os Estados Unidos enviarão amanhã (24) 3 milhões de unidades da vacina de uma dose contra Covid-19 da Johnson & Johnson para o Brasil, que tem o segundo maior número de mortes por coronavírus no mundo, afirmou uma autoridade da Casa Branca hoje (23).
A remessa – parte da promessa de Washington de doar 80 milhões de vacinas – partirá de Fort Lauderdale, na Flórida, em um voo da Azul na noite de quinta-feira, com destino a Campinas (SP), segundo a autoridade.
LEIA MAIS: J&J tem lucro acima do esperado e reporta US$ 100 milhões em vendas de vacinas
A doação ocorre em um momento em que o Brasil segue com dificuldades para conter o vírus, que já matou mais de meio milhão de pessoas no país. Nesta quarta-feira, foi registrado um novo recorde diário de novos casos de Covid-19, com mais de 115 mil novas infecções confirmadas nas últimas 24 horas.
A Casa Branca disse que equipes científicas e autoridades legais e regulatórias de ambos os países trabalharam juntas para garantir a entrega rápida.
A vacina de uma dose da J&J é vista como particularmente útil para garantir taxas de vacinação eficazes em áreas remotas, uma vez que não requer uma segunda dose.
De acordo com a autoridade da Casa Branca, as vacinas foram liberadas pela FDA (Agência de Alimentos e Medicamentos) dos EUA e vêm do estoque que os Estados Unidos têm imediatamente disponível.
O Brasil já deu aprovação regulatória para a vacina da J&J, proporcionando o caminho mais rápido para levar um grande número de doses ao país imediatamente, acrescentou a autoridade.
A produção das vacinas da J&J na fábrica da Emergent BioSolutions em Baltimore foi interrompida em abril pela FDA após um erro de produção que levou à destruição de milhões de doses.
A autoridade da Casa Branca ressaltou que as doses enviadas ao Brasil são seguras e que o envio tem a meta de salvar vidas, não obter favores ou concessões.
“Estamos compartilhando essas doses não para garantir favores ou obter concessões. Nossas vacinas não vêm com condições. Estamos fazendo isso com o objetivo único de salvar vidas”, disse a fonte. (Com Reuters)
Siga FORBES Brasil nas redes sociais:
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.