Muitas pessoas vêm para a terapia de luto por um relacionamento encerrado ou cansadas de estarem solteiras, com questões como:
“Eu pensei que ele era o cara, quanto tempo vai demorar para me sentir normal novamente?”
“Quando não estou em um relacionamento, me sinto vazio. Como me sentir melhor quando estou solteiro?”
“Sempre invejei as pessoas que gostam da solidão e amam a própria companhia. Como posso ser mais parecido com eles?”
Leia mais: Psicólogo explica por que amor e inteligência andam sempre juntos
Não ter a segurança e o amor de um relacionamento sério pode parecer desafiador, mas é um desafio que vale a pena abraçar.
Aqui estão três coisas para se lembrar quando o fato de estar solteiro parecer assustador, frustrante ou totalmente insuportável.
1. Reconecte-se
A segurança, o companheirismo e o amor que experimentamos quando estamos em um relacionamento sério geralmente vêm
com responsabilidades adicionais. Quando alguém não tem as ‘amarras’ de um relacionamento amoroso, pode se dar todo o apoio e o esforço que antes reservavam para o parceiro.
Muitas pessoas começam suas jornadas de introspecção e autoconsciência quando começam a passar mais tempo sozinhas.
Aqui estão algumas maneiras pelas quais você pode voltar a entrar em contato consigo mesmo:
Treinamento de atenção plena e meditação dá às pessoas uma janela para si mesmas. De acordo com uma pesquisa publicada na Acta Psychologica, abraçar uma prática de atenção plena ajuda você a estar mais presente, aumenta a resiliência contra o sofrimento e melhora seu bem-estar fisiológico e psicológico.
Reconectar-se com velhos amigos e familiares é um ótimo antídoto para a tristeza de estar solteiro. Passar um tempo de qualidade com pessoas às quais antes você não prestava tanta atenção é um ato de serviço para você e seus entes queridos.
2. Crescer
Os relacionamentos geralmente nos prendem a certas rotinas e padrões de comportamento. Antes que percebamos, nos acomodamos em um ritmo familiar. Embora o conforto e a familiaridade sejam psicologicamente relaxantes, ser solteiro lhe dá espaço para explorar novos terrenos e construir relacionamentos diferentes em sua vida.
Encontrar uma nova comunidade com ideias semelhantes em uma esfera diferente da vida pode ser uma experiência expansiva. Por exemplo, uma pesquisa publicada na Revista de Psicologia Positiva explica que mesmo algo tão fácil quanto visitar o museu de arte local pode ajudá-lo a conhecer novas pessoas e acalmar seus nervos.
Os museus nos dão a oportunidade de ser curiosos, refletir e apreciar novas perspectivas, de acordo com a pesquisadora Katherine Cotter. Isso os torna um terreno fértil para encontrar e construir novas conexões.
3. Experimentar
Namorar de maneira não séria para entender melhor seu eu romântico e sexual é uma das maiores vantagens de ser solteiro. Isso é especialmente útil para pessoas que estão solteiras após um relacionamento longo e que sentem que esqueceram como namorar.
Felizmente, namorar é uma habilidade que pode ser eliminada e usada novamente. De fato, de acordo com o coach de namoro Blaine Anderson, você também pode aprimorar suas habilidades de paquera- assim como faria ao praticar qualquer outra habilidade – arriscando e avaliando seu progresso.
Experimentar o tipo de pessoa que você normalmente não escolheria ou explorar sua sexualidade pode ajudá-lo a desenvolver sua imagem de seu eu romântico.
Conclusão
A mídia pinta a solteirice como um ponto “intermediário” onde nada acontece. No entanto, o que você faz e aprende quando está solteiro informa fortemente o que você trará para qualquer relacionamento romântico no futuro. No final, o relacionamento que mais importa é aquele que você tem consigo mesmo.
*Mark Travers é colaborador da Forbes USA. Ele é um psicólogo americano formado pela Cornell University e pela University of Colorado em Boulder.
(Traduzido por Patrícia Junqueira)