A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou ontem (2) o registro de uma nova vacina para a prevenção da dengue, a Qdenga, da empresa Takeda Pharma Ltda. “A aprovação de uma vacina segura e eficaz que não exija testes sanguíneos pré-vacinação é importante para ajudar a reduzir barreiras potencialmente críticas ao acesso e à administração da vacina em larga escala para a população brasileira”, afirma a Dra. Vivian Kiran Lee, diretora-executiva de medical affairs da Takeda no Brasil.
A Anvisa disse que esta é a primeira vacina contra dengue aprovada no Brasil para um público mais amplo — o imunizante aprovado anteriormente (Dengvaxia) só pode ser utilizado por quem já teve dengue.
Segundo nota da agência, a vacina “é composta por quatro diferentes sorotipos do vírus causador da doença, conferindo assim uma ampla proteção contra esta enfermidade“.
A Anvisa informou que o imunizante se destina à população acima de 4 anos até 60 anos de idade. O produto será administrado, via subcutânea, em esquema de duas doses, com intervalo de 3 meses entre as aplicações.
“Na avaliação clínica da vacina foi demonstrada uma eficácia geral de 80,2% contra a dengue causada por qualquer sorotipo e independente de situação sorológica de base para dengue (indivíduos soropositivos e soronegativos) em 12 meses após administração da vacina“, disse a Anvisa.