No último mês, profissionais da dermatologia de todo o mundo se reuniram para o encontro anual da Academia Americana de Dermatologia, em New Orleans, nos Estados Unidos, para conhecer as novidades de todas as áreas da especialidade – clínica, estética e cirúrgica – com foco em procedimentos, técnicas, aparelhos e protocolos.
O primeiro tema que chamou a minha atenção foi o diagnóstico genético do melanoma a partir de um adesivo, que deve ser colocado sobre a lesão suspeita. Ao ser retirado, após alguns segundos, ele traz as células mais superficiais da pele, que serão submetidas a um teste genético. A entrega do resultado se dá em apenas cinco dias. O procedimento não substitui a biópsia, porém, é mais uma ferramenta de auxílio para o diagnóstico mais preciso do câncer de pele.
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Um dos outros temas abordados foi relacionado às novas terapias para a alopecia areata. Com o crescente interesse em problemas de perda de cabelo, é importante entender a condição e a causa mais comum da alopecia imunomediada. Novas opções terapêuticas foram discutidas, incluindo dosagem de novos medicamentos imunomoduladores, duração do tratamento e prognóstico clínico. Ainda sobre a temática capilar, o uso do Minoxidil oral, para crescimento dos fios em homens e mulheres, foi destaque pela comprovação dos seus efeitos benéficos para o tratamento de diversas doenças do couro cabeludo, como calvície e eflúvio telógeno (queda de cabelo). Há contraindicações de uso, como doenças coronarianas, transtornos de circulação que gerem edemas de membros inferiores ou pressão arterial não controlada.
No âmbito dos injetáveis, a discussão girou em torno de aplicar o mínimo de seringas de preenchedores, em busca de cada vez mais naturalidade. Durante a apresentação, o consenso foi a preferência, entre os grandes injetores dos Estados Unidos, em usar de duas a três seringas de ácido hialurônico por sessão, procurando manter a naturalidade no rosto.
Outro lançamento, que eu já havia conhecido durante visita à sede da BTL Aesthetic, em fevereiro, foi o Emface, para rejuvenescimento facial, que está previsto para chegar ao Brasil em junho. Os resultados desse tratamento são muito interessantes, com melhora das rugas e do contorno da face, pois trata simultaneamente o músculo e a pele, resultando em um lifting facial diferenciado.
Leia também:
- ‘Rosto Ozempic’ e as consequências do seu uso
- Como o álcool e o açúcar afetam a saúde da pele
- Tecnologia a favor da dermatologia
Para o manejo da acne, o medicamento clascoterona, ainda não disponível no Brasil, tem se mostrado bastante eficaz como opção de tratamento para a condição inflamatória moderada, uma solução para pacientes que tenham contraindicação de terapias sistêmicas e para os pacientes que têm alterações hormonais como causa da acne.
Em síntese, o encontro anual da American Academy of Dermatology trouxe novidades em tecnologia e tratamentos e, claro, boas expectativas tanto para médicos especialistas quanto para pacientes em relação às formas de cuidar e tratar doenças da pele e do couro cabeludo.
Dra. Letícia Nanci é médica do Hospital Sírio-Libanês, médica responsável pela Clínica Dermatológica Letícia Nanci; membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD); da American Academy of Dermatology (AAD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD).
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.
Coluna publicada na edição 107 da revista Forbes, em abril de 2023.