Muitas pessoas vêm à terapia com queixas como:
- “Não entendo por que meu parceiro tem tanta dificuldade em se abrir e ser vulnerável comigo.”
- “O que posso fazer para que meu parceiro confie mais em mim?”
- “Minha parceira acha que raramente reconheço as necessidades dela, embora eu sinta que sou muito atencioso no relacionamento.”
Declarações como essas podem indicar que seu parceiro está se sentindo inseguro no relacionamento. A segurança emocional é a base de um relacionamento saudável; contribui para uma maior intimidade, um bem-estar emocional mais forte e uma saúde física ainda melhor.
Por exemplo, um estudo publicado na Social Psychological and Personality Science descobriu que, quando as pessoas sentem que seu parceiro as valoriza, é mais provável que durmam melhor. Outro estudo publicado em Psychology and Aging revelou que um relacionamento doentio pode reduzir anos de sua vida, aumentando a taxa de envelhecimento.
Leia também:
- Três sinais de que há um “vampiro de energia” na sua vida
- Quatro maneiras de ser um pai melhor para seu filho
- Duas dicas para fazer amigos na vida adulta
Às vezes, a insegurança de seu parceiro pode ser devido a um trauma não processado. Também pode ser devido às suas ações – ações das quais você pode nem estar consciente.
Mesmo que as inseguranças de seu parceiro não sejam causadas por você, há algumas coisas que você pode fazer para que ele se sinta mais seguro no relacionamento. Aqui estão três.
Veja três passos para desenvolver esse relacionamento:
-
Getty Images 3 passos para criar um relacionamento seguro com alguém inseguro
Segurança emocional é a base de um relacionamento saudável; veja dicas baseadas na ciência para construir isso com seu parceiro -
Getty Images Diante de uma situação difícil, substitua comentários desdenhosos como “Você deveria saber lidar melhor com a situação ” por “ Vejo que você deu o seu melhor. Navegar pelos desafios pode ser muito difícil, mas podemos fazer isso.”
A validação e o reconhecimento simples podem ajudar bastante a criar uma sensação de segurança em seu parceiro. A aceitação é uma das chaves para um relacionamento feliz.
-
Getty Images #2. Assuma a responsabilidade
Pode ser desgastante estar perto de alguém que está acostumado a fingir que está tudo bem até que não consiga mais se conter. O comportamento inconsistente repetido é, na verdade, uma forma de sabotagem de relacionamento.
Para evitar que seu relacionamento se desintegre, comece a praticar a responsabilidade. Tente ser confiável sendo consistente com suas palavras e ações. Não diga coisas que você realmente não quer dizer. Para que seu parceiro se sinta mais seguro, você deve agir com integridade.
Por exemplo, se ele tende a ficar inseguro depois de uma briga, com medo do que você pode pensar dele, você deve deixá-lo saber que as divergências são normais e não significam que você de repente não gosta mais do seu parceiro.
-
Getty Images Além disso, mostre interesse pela vida de seu parceiro e esteja disponível para ele. Pequenas coisas como encontros noturnos e conversas regulares antes de ir para a cama podem ser muito eficazes.
Às vezes, sair do seu caminho também prova que você está se esforçando e comprometido com o relacionamento. Esses pequenos passos se somam para construir uma confiança duradoura entre você e seu parceiro.
-
Anúncio publicitário -
Getty Images #3. Tenha conversas sobre segurança emocional
Para cada discussão que você tem, há uma oportunidade paralela de ter uma conversa conciliatória sobre como criar segurança emocional. Os relacionamentos geralmente se fortalecem por meio do processo de ruptura e reparação. Se tentarmos contornar as brigas, também podemos perder a chance de conhecer nosso parceiro em um nível mais profundo.
Use o tempo logo após uma briga para deixar seu parceiro saber exatamente como você se sentiu. Fale sobre as áreas em que vocês dois podem trabalhar, em vez de sair atribuindo culpa. Peça desculpas quando for apropriado ou, pelo menos, diga que se sente mal por ferir os sentimentos dele.
-
Getty Images Seja curioso e pergunte o que você pode fazer na próxima vez que eles se sentirem estressados, ansiosos ou tristes. A segurança genuína também vem de ser ouvido e compreendido. Isso pode lembrar ao seu parceiro que, apesar de todas as dificuldades, você ainda deseja que funcione com ele.
3 passos para criar um relacionamento seguro com alguém inseguro
Segurança emocional é a base de um relacionamento saudável; veja dicas baseadas na ciência para construir isso com seu parceiro
Conclusão
A pesquisa publicada no Journal of Social and Personal Relationships explica que é completamente normal que os sentimentos dos parceiros mudem de vez em quando. Mas isso pode ser uma experiência difícil para alguém inseguro. No final do dia, se o seu relacionamento for seguro, zona livre de julgamento, ambos os parceiros devem ser capazes de enfrentar a maioria das dificuldades e sair mais fortes.