Céline Dion anunciou nesta sexta-feira (26) o cancelamento de sua próxima turnê mundial. A cantora cinco vezes vencedora do Grammy tenta “recuperar a força” após seu diagnóstico de síndrome da pessoa rígida, um distúrbio muscular raro que afeta menos de 5.000 pessoas nos EUA e ainda não tem cura.
Dion, cantora pop canadense conhecida por músicas como “The Power of Love” e “It’s All Coming Back to Me Now”, e cujo hit “My Heart Will Go On”, de “Titanic”, se tornou um best-seller instantâneo, afirmou em postagem no Instagram que cancelou todas as datas restantes de 2023 e 2024 da Courage World Tour.
Leia também:
- O que é a tomossíntese e como ela ajuda no diagnóstico do câncer de mama
- Os perigos de fingir ser feliz e otimista o tempo todo, segundo psicólogo
- Uso indiscriminado de medicamentos para emagrecer pode prejudicar a saúde
No anúncio, Dion disse que as datas da turnê, que vão até abril de 2024, seguirão canceladas “até que eu esteja pronta para voltar aos palcos” e que os ingressos para os 42 shows que ela planejou na Europa serão reembolsados.
O cancelamento ocorre quase cinco meses depois que Céline Dion adiou pela primeira vez as datas da turnê de 2023, quando anunciou que havia sido diagnosticada. A doença é um distúrbio autoimune que afeta o cérebro e a medula espinhal, fazendo com que as pessoas desenvolvam “posturas anormais, muitas vezes curvadas”, dificultando a capacidade até de andar, de acordo com o Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e Derrame dos EUA.
Os sintomas incluem rigidez nos músculos do tronco, braços e pernas e sensibilidade ao toque, ruído e sofrimento emocional, que podem desencadear espasmos musculares.
Os cientistas não determinaram a causa específica da síndrome, embora acreditem que possa ser o resultado de uma reação autoimune na qual o sistema imunológico ataca uma proteína dentro do corpo chamada ácido glutâmico descarboxilase, que produz um ácido que regula os neurônios motores.
Também não há cura para a doença, embora o tratamento geralmente inclua sedativos, esteroides e relaxantes musculares, juntamente a imunoterapia e fisioterapia.
A síndrome da pessoa rígida ocorre duas vezes mais em mulheres do que em homens e é frequentemente associada a doenças autoimunes, incluindo diabetes tipo 1, anemia perniciosa, tireoidite e vitiligo, bem como pessoas com câncer de mama, pulmão, rim, cólon e tireoide.
Carreira de Céline Dion
Dion ganhou seu primeiro prêmio Grammy em 1992 por seu dueto com Peabo Bryson em “A Bela e a Fera” do clássico animado da Disney. Ela ganhou sete Billboard Music Awards e recebeu 12 indicações ao Grammy, além de suas cinco vitórias no Grammy. Em abril de 2019, ela lançou a Courage World Tour e realizou 52 shows na América do Norte antes de pará-la, em março de 2020, devido à pandemia de Covid-19.
Enquanto a turnê estava no intervalo, Dion estrelou seu primeiro filme, uma comédia romântica chamada “Love Again”, e lançou cinco canções originais para a trilha sonora. Ela planejava retomar a turnê em 26 de agosto com uma série de shows em Amsterdã, Paris, Copenhague e Antuérpia, na Bélgica, antes de seguir para a Noruega, Suécia e Finlândia, e também planejou 23 shows pela Europa em 2024, começando em Praga e terminando em Londres.