Estratégias ESG estão presentes em 68% das empresas brasileiras, de acordo com o estudo Sustentabilidade na Agenda das Lideranças da América Latina, realizado pela SAP em 2022. O dado representa um aumento de 28% em comparação com o ano anterior. Na Care Plus, operadora de saúde premium que desde 2016 faz parte do grupo britânico Bupa, não é diferente. As iniciativas de ESG da Care Plus se intensificaram em 2019, com a centralização de ações globais. “O apoio da Bupa é fundamental para o amadurecimento das estratégias ESG dentro da empresa. Por meio de um intercâmbio constante de boas práticas, novas metas foram adicionadas, como a de zerar as emissões de carbono até 2040”, diz Luiz Camargo, CEO da companhia.
O executivo afirma que o ponto de partida foi transformar o compromisso da empresa em propósito. “Vivemos 24 horas por dia sob a atmosfera do foco no cliente. Ajudar as pessoas a viver vidas mais longas, saudáveis e felizes, criando um mundo melhor, é o que nos guia”, completa.
Atualmente, 80% da energia elétrica utilizada na sede da empresa vêm de fontes limpas. A companhia também reduziu o uso de papel com a digitalização das assinaturas de contratos e das carteirinhas dos planos. Além disso, há previsão de abertura de clínicas em imóveis sustentáveis.
No primeiro trimestre de 2023, a empresa investiu em ações com os institutos Devolver e Protea, e as metas anuais de investimentos na comunidade têm sido crescentes. Essas parcerias envolvem instituições como o Hospital Pequeno Príncipe e a Justiça de Paz do Brasil. Para os colaboradores, o movimento é feito também com o programa “Viva”, que concentra todos os benefícios nos pilares físico, emocional, ambiental, social e financeiro. A novidade mais recente é o desafio Healthy Cities (Cidades Saudáveis), promovido pela Bupa globalmente. Funciona assim: a companhia planta uma árvore para cada colaborador que praticar, no mínimo, 45 minutos de exercícios físicos durante 45 dias.
A prevenção contra o excesso de intervenções e procedimentos desnecessários também tem sua dose de preocupação ambiental, ainda que não seja algo óbvio à primeira vista. “Mitigar o desperdício de recursos e insumos é reduzir os impactos ambientais e financeiros em todos os elos do setor, assegurando uma operação responsável e ética”, afirma Luiz. Além disso, desde 2021 a Care Plus lidera o tema de combate às fraudes na área da saúde.
“Atuar com responsabilidade é o que nós fazemos há mais de 30 anos, com história e tradição, pois esta é a única maneira de gerarmos impacto positivo na sociedade e incentivarmos que todos tenham vida plena, saúde e bem-estar”, finaliza Luiz Camargo, para quem as iniciativas da empresa reforçam os mais de 30 anos de história e tradição da Care Plus.
*BrandVoice é de responsabilidade exclusiva dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião da FORBES Brasil e de seus editores.