A perda de peso pode representar o sintoma de diversos quadros clínicos, mas também estar relacionada ao diagnóstico de um câncer.
Vários tipos de tumores podem ser associados à diminuição repentina de peso, como as neoplasias na região gástrica e intestinal (em particular no pâncreas) e alguns tumores de pulmão.
Leia também:
- Julho Verde: a prevenção dos tumores de cabeça e pescoço
- Poluição do ar e os riscos para câncer de pulmão
- “Nenhuma mulher fica para trás”: o alerta sobre o câncer de ovário
Em geral, quando o paciente emagrece por conta do câncer, pode refletir uma doença um pouco mais avançada. É muito raro que tumores pequenos levem à perda de peso. Por isso, é relevante estar atentos aos sinais do organismo e buscar orientação médica caso isso ocorra.
Sangramento e câncer: qual a relação?
O sangramento também pode, em alguns casos, ser sinal de câncer. Como exemplo, cito o sangramento retal, que pode indicar um tumor de canal anal, de reto ou de intestino grosso.
Já o sangramento vaginal pode representar a existência de um tumor na região do endométrio. Sangue na urina pode revelar um câncer de bexiga ou de vias urinárias superiores.
O fato é que o sangramento não é situação normal. No entanto, não está necessariamente ligado ao desenvolvimento de um câncer.
Por isso, caso ocorra, é sempre importante procurar um médico para que sejam feitos exames de investigação das causas e o encaminhamento para o tratamento necessário.
Fernando Maluf é cofundador do Instituto Vencer o Câncer e professor livre-docente da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo.
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.