Em minha trajetória de mais de 20 anos na dermatologia, ressoam histórias inspiradoras de pioneiras na medicina, que inovaram o segmento com contribuições que transformaram os padrões de cuidados com a saúde. São mulheres extraordinárias que criaram direções para o futuro.
Na linha de frente dessa transformação, ressalto o nome da Dra. Jean Carruthers, cuja aplicação pioneira da toxina botulínica não somente ultrapassou o tratamento do blefarospasmo, mas se estabeleceu como um pilar da estética contemporânea. Esse marco reflete a essência de compreender e atender às demandas dos pacientes – filosofia que incorporo em minha prática diária, equilibrando o rigor científico com a atenção dedicada ao bem-estar de cada paciente.
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Em sintonia com esse ímpeto inovador, a Dra. Suzanne L. Kilmer enaltece também a relevância da tecnologia a laser na dermatologia. Seu empenho no aperfeiçoamento dessa técnica possibilitou o desenvolvimento de métodos mais eficientes e menos invasivos, visando à excelência com o apoio da inovação tecnológica.
Atualmente, na dermatologia, presenciamos uma revolução silenciosa, em que o bisturi deixa de ser a única opção para rejuvenescimento. Alternativas não cirúrgicas, como a tecnologia avançada de radiofrequência microagulhada Morpheus e a mais recente novidade de microperfuração, ainda não disponível no Brasil, chamada Ellacor, estão ganhando popularidade. Essas técnicas minimamente invasivas proporcionam uma pele mais firme e um visual rejuvenescido sem os riscos de uma cirurgia, evidenciando a extraordinária capacidade de o corpo se regenerar e renovar com o auxílio da ciência.
A Profa. Dra. Angelita Habr-Gama é uma figura emblemática de mudança, ao desafiar o paradigma convencional do tratamento do câncer de reto com sua abordagem watch & wait. Admiro e busco replicar sua capacidade de questionar e reformular protocolos estabelecidos, em prol de soluções que favoreçam não apenas a cura, mas a qualidade de vida do paciente.
Com sua linha inovadora de cosméticos, a Dra. Barbara Sturm simboliza a união entre ciência e cosmiatria na dermatologia. Sua obra me inspira a persistir na exploração de novos campos na junção entre o cuidado clínico e a beleza, refletindo um compromisso com a inovação responsável e fundamentada em evidências.
Leia também:
Essas mulheres, cujas trajetórias se entrelaçam com a minha carreira médica, simbolizam o espírito resiliente e visionário, algo indispensável ao progresso da medicina. Elas iluminam o caminho para futuras gerações de mulheres na saúde, demonstrando que ser pioneira não é somente alcançar o inédito, mas facilitar o caminho para que outras possam seguir.
A história dessas médicas que citei não se resume a realizações passadas, mas constitui um convite persistente à inovação. A cada procedimento a laser que realizo, vejo o reflexo de seus triunfos e sinto o peso da responsabilidade de continuar elevando o padrão de cuidado. Pautada pela excelência, ciência e pela busca incessante pelo novo, defino não só minha conduta, mas também o legado que desejamos construir.
Dra. Letícia Nanci é médica do Hospital Sírio-Libanês, médica responsável pela Clínica Dermatológica Letícia Nanci; membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD); da American Academy of Dermatology (AAD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD).
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.
Coluna publicada na edição 116 da revista Forbes, em fevereiro de 2024.