É difícil ter certeza sobre quem você escolhe para ser o seu companheiro para o resto da vida. A possibilidade de ver seu parceiro de forma idealizada — apenas para descobrir tarde demais que você se apaixonou por alguém que não existe — pode ser assustadora.
-
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Embora encontrar “a pessoa certa” não seja uma ciência exata, felizmente, pesquisas avançaram nesse assunto, e evidências empíricas destacam fortes indícios de um vínculo resiliente.
Os três sinais a seguir podem ser um prenúncio de que seu relacionamento está pronto para o próximo passo. Confira:
1. Tempo compartilhado não pode ser uma obrigação:
Passar tempo com a pessoa amada é a base para qualquer relacionamento romântico. Seja conversando, fazendo uma atividade ou simplesmente se sentando ao lado um do outro, confortavelmente e em silêncio.
Um estudo de 2021, revisado por pares e publicado na Contemporary Family Therapy, mostra que aqueles que passam mais tempo interagindo com seus parceiros possuem maior proximidade com eles. Esses casais têm maior satisfação e percebem mais qualidades positivas em seus relacionamentos.
Um relacionamento romântico enriquecedor também envolve a capacidade de desacelerar e relaxar na companhia do outro. Mas não é obrigação ficar o tempo todo junto, preenchendo o dia com atividades ou conversas. Ter seu próprio espaço e relaxar em silêncio também deve ser um momento agradável. Se esta conjunção está segura, então você pode estar com a pessoa certa.
Leia também:
- Maioria dos brasileiros tem problemas para dormir; remédio é sempre a solução?
- Você já experimentou a “morte do ego”? Psicólogo explica
- Estudos apontam novos benefícios do Ozempic que vão para além de diabetes e obesidade
2. É preciso se comunicar de forma construtiva:
Padrões de comunicação podem fazer um casal começar ou terminar um relacionamento. Se um casal tiver estilos de comunicação incompatíveis, o casamento ou o compromisso de longo prazo não será fácil.
O estudo da Contemporary Family Therapy também aponta que a comunicação construtiva leva a uma satisfação maior no relacionamento e os casais percebem menos defeitos em seus casamentos.
Além disso, se um casal tem um vínculo forte, a qualidade da comunicação desempenha um papel importante na felicidade e na satisfação do relacionamento.
Se seu relacionamento possibilita uma comunicação aberta, admiração e divisão igualitária de tarefas e trabalho emocional, então esse vínculo afetivo pode ser profundo o suficiente para garantir o “felizes para sempre”.
3. Parceiros precisam ter os mesmos objetivos financeiros:
A compatibilidade financeira pode acabar com várias preocupações e inseguranças de um relacionamento. Metas alinhadas ajudam o casal a lidar com gastos e economias, como ocorre com uma equipe.
Um estudo publicado no International Journal of Environmental Research and Public Health, que é também uma plataforma acadêmica, mostra que a maneira como os casais gerenciam suas finanças afeta a qualidade dos relacionamentos.
A pesquisa se refere à “teoria dos casais e das finanças”, que afirma sobre como as questões financeiras levam a conflitos conjugais. Uma gestão eficiente das finanças do casal satisfaz as necessidades e reduz as incertezas sobre o futuro.
Além disso, o estudo aponta que a administração dos bens desempenha o papel mais significativo na gestão das finanças, porque faz com que um indivíduo pareça desejável, reconfortante e seguro. Os recursos financeiros e a forma como são geridos são componentes essenciais na determinação da qualidade das relações amorosas e, consequentemente, da felicidade.
Encontrar o parceiro ideal para o casamento, seja ele no formato que desejar, é uma jornada de introspecção e, ao mesmo tempo, de experiências compartilhadas. Casar é um compromisso importantíssimo, então, reservar um tempo para avaliar sua compatibilidade pode garantir uma parceria forte e saudável.
*Mark Travers é colaborador da Forbes EUA, doutor em psicologia e líder da Awake Therapy, empresa de telemedicina que faz aconselhamento e coaching para indivíduos em mais de 40 países. Também é curador do popular site de saúde mental e bem-estar, Therapytips.org.