“Espero que ainda possamos ser amigos.” Se você já passou por um rompimento, provavelmente já ouviu isso – e talvez até tenha considerado a possibilidade. A ideia imediata de continuar amigo de um ex pode parecer uma boa maneira de amenizar o sofrimento. Mas, na prática, isso raramente é tão simples quanto parece.
-
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Separações são carregadas de emoção, e mudar de um relacionamento romântico para um platônico pode ser muito complicado. No entanto, é possível que ex-companheiros continuem amigos, mas isso depende de muitas variáveis - tanto no nível individual quanto no rompimento.
Quando ex-namorados não podem ser amigos
Há uma variedade de estudos que exploraram as amizades entre ex-namorados, bem como os fatores que impactam negativamente essa mudança. No entanto, dois se destacam:
1) Quando há desejos românticos não resolvidos. Um estudo publicado na Personal Relationships descobriu que, quando existem desejos românticos ou sexuais persistentes, é um desafio deixar esses sentimentos de lado. As separações são inegavelmente difíceis; as consequências envolvem o luto pelo amor e pelo vínculo compartilhado, e é quase impossível eliminar esses sentimentos da noite para o dia. Esse processo leva tempo, e ignorá-lo pode atrapalhar a cura.Quando há um desejo romântico não resolvido, seguir amigo de um ex pode complicar e prolongar o seu processo de recuperação emocional. Estar perto de alguém por quem você ainda tem sentimentos pode manter essas feridas frescas, dificultando a evolução e a possibilidade de formar relacionamentos novos e saudáveis. Para que uma amizade seja saudável, os dois envolvidos precisam ter a capacidade necessária para serem amigos.
2) Quando você está em um novo relacionamento após um rompimento recente. Outro estudo, publicado na Social Psychological and Personality Science, examinou como o apego a ex-parceiros afetam os relacionamentos atuais. Encontrar um novo amor depois de um rompimento não é motivo de vergonha – afinal, o amor acontece quando menos esperamos. No entanto, a pesquisa sugere que optar por continuar amigo de um ex recente pode ser prejudicial para a nova relação.Nenhum namoro vai para frente quando você tenta equilibrar, ao mesmo tempo, o sentimento pela pessoa atual e amizade com um ex. Esses são dois caminhos distintos – novo amor e antigo amor que virou amizade – complexos o suficiente individualmente, e lidar com eles simultaneamente pode levar à confusão. Quando você está em um novo relacionamento, o ideal é que seu foco seja construir e nutrir esse vínculo. Mas, se ainda está emocionalmente investido em um relacionamento passado – mesmo que apenas como amizade –, a tensão e a insegurança podem se instaurar no namoro atual.
O ditado “o tempo cura todas as feridas” não é apenas um clichê – é uma realidade. Para que as feridas de um rompimento cicatrizem sem afetar outras áreas da sua vida, você precisa reservar o tempo necessário para processar e se recuperar antes de se expor a situações que possam reabrir essas dores. Isso significa dar um passo atrás e manter uma distância do seu ex, especialmente ainda houver sentimentos não resolvidos ou se você estiver embarcando em um novo relacionamento. Ao dar tempo para a cura emocional, você aumenta as chances de ter relações saudáveis no futuro.
Quando ex-namorados podem ser amigos
Por outro lado, a pesquisa destaca vários fatores que sugerem que pode haver uma boa possibilidade de ex-namorados serem amigos saudáveis e descomplicados. Veja os principais:
1) Se vocês eram amigos antes de namorar. Um estudo publicado no Journal of Social and Personal Relationships descobriu que ex-namorados que eram amigos antes de se tornarem amantes eram mais capazes de manter a amizade após o rompimento. Além disso, quanto mais satisfeitos estivessem durante o relacionamento romântico, maior seria a probabilidade de manterem comportamentos de manutenção da amizade – como comunicação e apoio.O ponto principal aqui é que, se vocês já eram amigos, não há razão para descartar a ideia de voltar à amizade. E se o seu relacionamento romântico foi saudável, deve haver pouco ressentimento para complicar a amizade.
2) Se você teve uma separação saudável. Também foi descoberto que um rompimento saudável e respeitoso – mútuo ou, pelo menos, amigável – é um bom presságio para ex-namorados que desejam se tornar amigos. Isso pode constituir uma base sólida para uma amizade, pois indica que ambas as partes são maduras e atenciosas. Esse respeito recíproco pode ajudar os ex a reconstruir um novo tipo de relacionamento baseado na compreensão e no apoio – e, mais importante, livre de ressentimento, amargura ou hostilidade.
Para muitas pessoas, ex-namorados são ex por um motivo. Se o seu relacionamento terminou por um bom motivo, você provavelmente não precisa de pesquisas para saber que uma amizade não é uma boa ideia. No entanto, se uma relação amistosa parece possível, mas você não tem certeza, é necessário que você pense antes.
Vocês dois querem isso? Se você tiver novos parceiros, eles concordariam com isso? Sobrou algum laço romântico que você ainda não cortou? Comece deixando o tempo fazer sua mágica. Depois disso, quando estiver realmente pronto emocionalmente, você poderá se sentir à vontade para fazer a transição para a amizade. A chave para ser amigo de um ex com sucesso sempre é não ter pressa.
*Mark Travers é colaborador da Forbes USA. Ele é um psicólogo americano formado pela Cornell University e pela University of Colorado em Boulder.