Agosto é mês de conscientização sobre o câncer de pulmão. Abordar este tema tem extrema relevância, porque os tumores pulmonares ocupam os primeiros lugares como causa de mortalidade por câncer no país.
Esta é, também, uma doença bastante incidente no Brasil: com cerca de 32 mil casos previstos para este ano pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), é o terceiro mais comum em homens e o quarto em mulheres brasileiras, sem contar o câncer de pele não melanoma.
Leia também
O câncer de pulmão não é uma doença única e saber mais sobre os fatores de risco, prevenção, sintomas, diagnóstico e possibilidade de tratamentos pode mudar o prognóstico.
Nesta semana, o Instituto Vencer o Câncer lança a segunda edição do livro “Vencer o Câncer de Pulmão, Mesotelioma e Timoma”, coordenado pelos meus colegas oncologistas Antonio Buzaid, Suellen Nastri Castro e Marcelo Corassa.
O segundo volume, com importantes atualizações, traz os diversos aspectos sobre o câncer de pulmão, e destaca também o mesotelioma pleural e o tumor do timo (ou timoma), doença rara que se desenvolve no timo, uma glândula localizada no tórax.
Outro capítulo incluído na nova edição trata sobre pesquisa clínica, abordando aspectos gerais dos estudos em Oncologia, mitos e orientações sobre como participar dos protocolos, colocando a inovação como o futuro do controle do câncer.
A publicação faz parte da coleção do Instituto Vencer o Câncer, que já abordou aspectos gerais da Oncologia e os tumores de mama, de próstata, colorretal pele e neoplasias ginecológicas.
O livro “Vencer o Câncer de Pulmão, Mesotelioma e Timoma” ficará disponível para download gratuito no portal www.vencerocancer.org.br. Será possível adquiri-lo, também, no aplicativo Kindle.
Fernando Maluf é cofundador do Instituto Vencer o Câncer e professor livre-docente da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo.
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.
Escolhas do editor