Às vezes, pode ser óbvio quando alguém gosta de você. Você pode notar a pessoa rindo das suas piores piadas ou dando qualquer desculpa para tocar em você. Um sinal ainda mais claro é quando ela acha você bonita ou bonito mesmo no seu pior dia.
Embora esses exemplos representem sinais de interesse quase que inconfundíveis, reconhecer se alguém “está na sua” antes que um vínculo forte se forme pode ser muito mais desafiador.
Leia também
Muitas pessoas não são abertas sobre seus sentimentos, e suas palavras e ações podem não estar sempre alinhadas. No entanto, existem alguns sinais inconscientes que podem, de fato, revelar se alguém está interessado por você. Veja três deles, de acordo com a psicologia:
1. Contato visual prolongado
Um dos sinais que damos inconscientemente é o contato visual prolongado. Pessoas que se sentem atraídas tendem a manter contato visual por mais tempo do que o normal, movidas pelo desejo de se conectar e entender melhor o outro.
Quando as pessoas em questão não se conhecem, esse comportamento geralmente se manifesta na busca de oportunidades para “capturar” o olhar. Elas podem fazer contato visual constante ou desviar o olhar quando os olhares se encontram. Mesmo quando se conhecem, você pode perceber a pessoa olhando para você frequentemente, às vezes a ponto de se perder em seus pensamentos.
Esses momentos sinalizam: “Você tem minha atenção”.
Um estudo de 2014 publicado na Psychological Science descobriu que o olhar pode revelar se uma pessoa sente amor ou luxúria. Quando os participantes pensavam sobre amor, eles passavam mais tempo olhando para o rosto da pessoa. Ao pensar sobre luxúria, sem surpresa, os participantes focavam mais no corpo.
2. Espelhamento
Espelhamento, ao expressar atração, é o ato subconsciente de imitar os gestos, postura, movimentos ou padrões de fala de alguém por quem você se sente atraído. É uma maneira não verbal de dizer: “Estou interessado e admiro você”. Esse comportamento promove um senso de harmonia, fazendo com que as interações pareçam mais confortáveis e envolventes. Quando alguém o espelha, isso mostra sutilmente seu desejo de construir um vínculo.
Imagine que você está em um encontro em um café. Toda vez que você toma um gole da sua bebida, seu par também toma um da dele. Quando você se inclina para falar mais de perto, ele imita o gesto se inclinando também. Enquanto você conta uma história engraçada e ri, seu par sorri e ri em sincronia com você. Você apoia sua mão na mesa; momentos depois, ele faz o mesmo. Quando você fala em um tom animado, ele combina com sua energia e ritmo, criando um fluxo harmonioso na conversa.
Um estudo de 2016 sugere que indivíduos envolvidos romanticamente imitam automaticamente seus parceiros mais do que amigos próximos. Essas imitações subconscientes de suas ações, expressões e fala sugerem que a pessoa está atraída por você e está tentando criar uma conexão mais profunda alinhando os comportamentos.
3. Mudança na voz
Por fim, mudanças no tom de voz podem indicar atração. Quando alguém se sente atraído por outra pessoa, a voz geralmente se torna mais suave e cantada. Essa mudança é uma tentativa subconsciente de parecer mais atraente e envolvente para a pessoa de interesse.
Um estudo de 2018 descobriu que tanto homens quanto mulheres modulam o tom de voz com base no quanto desejam seu par. O estudo destaca que a modulação dinâmica da voz, como diminuir ou aumentar o tom, é um comportamento estratégico usado para comunicar a atração e aumentar a atratividade.
O tom de voz muda com a atração; homens abaixam a voz, e as mulheres a elevam quando falam com alguém de interesse. Essas mudanças vocais sutis e muitas vezes subconscientes refletem o interesse e a intenção de uma pessoa de atrair a outra.
Conclusões
Impacto na atratividade percebida. Homens com vozes mais graves e mulheres com vozes mais suaves são geralmente vistos como mais desejáveis.
Muitas vezes despercebidos ou mal interpretados, esses sinais oferecem uma boa percepção sobre o desejo do outro de se conectar. Então, da próxima vez que você se perguntar sobre os sentimentos de alguém, preste bastante atenção a essas dicas ocultas — elas podem revelar mais do que palavras.
*Mark Travers é colaborador da Forbes USA. Ele é um psicólogo americano formado pela Cornell University e pela University of Colorado em Boulder.
Escolhas do editor