
O papa Francisco, que passa seu quinto dia no hospital nesta terça-feira devido ao que os médicos descreveram como uma infecção respiratória “complexa”, não participará dos eventos do Ano Santo neste fim de semana, informou o Vaticano.
O pontífice de 88 anos está sofrendo de uma infecção respiratória há mais de uma semana e foi internado no hospital Gemelli de Roma na sexta-feira (14).
Todos os eventos públicos no calendário do papa foram cancelados até domingo (23), disse o Vaticano em uma breve nota.
O porta-voz do Vaticano Matteo Bruni afirmou que Francisco dormiu tranquilamente durante a noite e tomou café da manhã na terça-feira (18). Uma atualização adicional sobre a condição do papa é esperada para mais tarde nesta terça (18).
Uma autoridade do Vaticano falando sob anonimato disse que o pontífice não estava em um ventilador e que respira sozinho.
O papa lideraria vários eventos no fim de semana para o Ano Santo Católico de 2025, que vai até janeiro do ano que vem.
É um momento especial de perdão para os católicos e o Vaticano espera que 32 milhões de turistas visitem Roma ao longo do ano, incluindo uma série de audiências especiais com Francisco.
O Vaticano informou na segunda-feira (17) que os médicos mudaram a terapia medicamentosa do papa pela segunda vez durante sua estadia no hospital para lidar com uma “situação clínica complexa”. Eles descreveram que se trata de uma “infecção polimicrobiana do trato respiratório”.
Os médicos dizem que uma infecção polimicrobiana ocorre quando dois ou mais microrganismos estão envolvidos e pode ser causada por bactérias, vírus ou fungos.
Francisco, que é pontífice desde 2013, teve gripe e outros problemas de saúde várias vezes nos últimos dois anos. Quando jovem adulto, ele desenvolveu pleurisia e teve parte de um pulmão removido e, nos últimos tempos, tem sido propenso a infecções pulmonares.
O Vaticano disse que Francisco ficará no hospital pelo tempo que for necessário. Não especificou se o papa está sofrendo de uma infecção bacteriana ou viral.
Enquanto uma infecção bacteriana pode ser tratada com antibióticos, infecções virais não podem. Os vírus geralmente precisam seguir seu curso, mas o paciente pode ser assistido com outros medicamentos para baixar a febre ou ajudar seu corpo a combater a infecção.