
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) confirmou nesta sexta-feira (7) o primeiro caso do clado Ib do vírus Mpox no Estado, em uma mulher de 29 anos, segundo nota à imprensa.
O clado Ib é um novo tipo de vírus do clado I, relatado pela primeira vez na República Democrática do Congo em 2023, segundo informações da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), e tem se espalhado por meio de contatos próximos.
A paciente, que relatou ser residente da região metropolitana de São Paulo, informou que os sintomas iniciaram no dia 16 de fevereiro e que ela manteve contato com familiar vindo da República Democrática do Congo, segundo informações da secretaria estadual de saúde.
A SES-SP acrescentou que a paciente está internada em isolamento no Instituto de Infectologia Emílio Ribas e “apresentando boa evolução do quadro clínico”.
“A SES-SP reforça que está monitorando o cenário epidemiológico da doença no Estado”, afirmou no comunicado, acrescentando que sua vigilância em saúde notificou o caso ao Centro de Operações de Emergência em Saúde para Mpox, do Ministério da Saúde.