5 piores coisas que você pode dizer em seu perfil no LinkedIn

Frases prontas e vazias afastam empresas e não dizem nada sobre uma pessoa

Liz Ryan

Seu perfil no LinkedIn é sua propaganda para o mundo. A rede social funciona como um site pessoal e já possui mais de 300 milhões de usuários, portanto é uma ótima forma de se conectar. Seu perfil deve ser o mais forte e atrativo possível. Ninguém vai ler sua página se começar com: “Líder de negócios motivado, com habilidade em múltiplas disciplinas”. As pessoas vão simplesmente dormir.

Acessibilidade

É preciso que você transmita sua voz através da tela do computador ou ninguém vai ler mais do que duas linhas do seu perfil.

Veja na galeria de fotos cinco piores coisas que podem ser ditas em um perfil do LinkedIn:

  • Não banque o sabe-tudo

    É compreensível que uma pessoa queira mostrar que tem um conhecimento amplo sobre diversos temas, pois ela seria qualificada para uma gama maior de cargos. No entanto, isso não é bom para a construção de uma marca pessoal. Quando você diz ter diversas habilidades, ninguém vai acreditar que você faz todas da melhor forma possível.

    Informe o que quer fazer com sua carreira, o que já fez e convide outros usuários a acompanhá-lo pelo caminho.

  • “Aberto para todas as oportunidades de emprego”

    Ninguém vai se interessar por um candidato que divulga a mensagem: “Por favor, alguém me salve do desemprego!”. Por mais que diversos contratantes queiram alguém com sede por trabalho, todo candidato deve refletir sobre qual gostaria que fosse o seu próximo passo na carreira.

    Buscar emprego envolve se reinventar toda vez que está de volta ao mercado. Todos que buscam uma nova ocupação são profissionais de venda: você deve decidir o que quer fazer e ir atrás.

  • “Sou inteligente, esperto, estratégico etc”

    Pessoas confiantes não se vangloriam. Não há necessidade de dizer a estranhos o que pensa sobre si mesmo. Apenas conte sua história como pessoa e deixe que os outros tirem suas próprias conclusões.

  • Sou expert/ guru/ virtuoso/ mago/ visionário

    Quanto mais evoluída uma pessoa, menos provável que ela sinta necessidade de dizer que é um guru ou mago. Não é preciso dar a si mesmos títulos que não têm credibilidade. Em vez disso, conte o que ama fazer.

  • Anúncio publicitário
  • “Profissional de negócios experiente”

    Essa frase e todas as suas variações não dizem nada sobre uma pessoa e ninguém vai estar interessado em saber mais sobre aquele perfil se a pessoa não parece saber quem é.

Não banque o sabe-tudo

É compreensível que uma pessoa queira mostrar que tem um conhecimento amplo sobre diversos temas, pois ela seria qualificada para uma gama maior de cargos. No entanto, isso não é bom para a construção de uma marca pessoal. Quando você diz ter diversas habilidades, ninguém vai acreditar que você faz todas da melhor forma possível.

Informe o que quer fazer com sua carreira, o que já fez e convide outros usuários a acompanhá-lo pelo caminho.