Sede da União Europeia, a capital da Bélgica entrou nos holofotes da mídia mundial com a polêmica do Brexit.
LEIA MAIS: 5 melhores lugares para viajar em 2020
Veja, na galeria de fotos a seguir, nossa sugestão de roteiro:
-
Divulgação 9h
DEBATES E VOTAÇÕES
BERLAYMONTComece o dia caminhando no Quartier Européen, endereço dos prédios da União Europeia. O mais famoso deles: Berlaymont, dos anos 1960, assinado por Lucien de Vestel, mais tarde renovado por Pierre Lallemand. O tour começa pelo centro de visitantes Parlamentarium, vai ao Hemiciclo (plenário de debates e votações) e termina na Casa da História Europeia. Na cafeteria Corica, grãos de todas as regiões do mundo.
-
Divulgação 12h
MEXILHÕES COM FRITAS
BELGA QUEENUm prédio exuberante do século 18 abriga a brasserie Belga Queen. Os vitrais coloridos do teto são originais e contam a história do país. Outro grande destaque são as colunas de mármore do salão. A gastronomia conta com pratos belgas de influência contemporânea. Clássicos como mexilhões com batatas fritas fazem sucesso no menu.
@belgaqueenbrussels -
Divulgação 14h30
ARTE LOCAL
ROYAUX DES BEAUX ARTSO acervo permanente do museu Royaux des Beaux Arts possui peças que datam dos séculos 15 a 21. Na coleção, destaque para artistas belgas e holandeses. Lá estão muitos dos quadros de Peter Paul Rubens (1577-1640). Até fevereiro de 2020, o local abriga a exposição Dalí x Magritte.
@fineartsbelgium -
Divulgação 16h
O CORAÇÃO DA CIDADE
GRAND PLACEA praça Grand Place é o centro das atenções, com prédios lindos onde quer que se olhe. Destaque para o Hotel de Ville (o mais antigo deles, de 1459), onde funciona a prefeitura; a Maison du Roi (construída em 1536 e reformada em 1873); e a Le Pigeon, nos números 26 e 27, antiga casa do romancista francês Victor Hugo (1802-1885).
-
Anúncio publicitário -
Divulgação 17h
A TORRE EIFFEL DE BRUXELAS
ATOMIUMComo o ícone parisiense, o monumento Atomium foi construído para a Exposição Universal (neste caso, a de 1958, em Bruxelas). Outro ponto em comum é que ambos foram muito criticados de início – e amados tempos depois. O design, obra do engenheiro belga André Waterkeyn (1917-2005), é a ampliação de um átomo em 165 bilhões de vezes.
@atomium.official -
Divulgação 18h30
BOLSAS E DIAMANTES
ROYALES SAINT-HUBERTConstruídas em 1847, as Galeries Royales SaintHubert foram as primeiras galerias comerciais da Europa e seguem em sua melhor forma. Pelo elegante corredor – todo coberto por teto de cristal – encontram-se marcas típicas belgas, como a grife de bolsas Delvaux e os diamantes da Gautam. Ao norte de Bruxelas, Antuérpia é conhecida como a capital mundial da pedra preciosa.
-
Divulgação 21h
JANTAR DE SETE ETAPAS
COMME CHEZ SOIO Comme Chez Soi é um estabelecimento tradicional, atualmente sob o comando de Laurence Cuvelier (neta do fundador), e seu marido, o chef Laurent Lionel Rigolet. Os pratos do menu são clássicos da culinária francesa e privilegiam o uso de ingredientes belgas. É possível escolher pela degustação de cinco, seis ou sete etapas. Recomenda-se reservar.
@commechezsoibrussels
9h
DEBATES E VOTAÇÕES
BERLAYMONT
Comece o dia caminhando no Quartier Européen, endereço dos prédios da União Europeia. O mais famoso deles: Berlaymont, dos anos 1960, assinado por Lucien de Vestel, mais tarde renovado por Pierre Lallemand. O tour começa pelo centro de visitantes Parlamentarium, vai ao Hemiciclo (plenário de debates e votações) e termina na Casa da História Europeia. Na cafeteria Corica, grãos de todas as regiões do mundo.
Reportagem publicada na edição 72, lançada em outubro de 2019
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.