
Um terremoto de magnitude 6,3 atingiu a costa do Equador nesta sexta-feira (25), informou o Centro Sismológico Europeu do Mediterrâneo (EMSC), danificando edifícios na cidade de Esmeraldas e fechando temporariamente parte da infraestrutura petrolífera.
O terremoto ocorreu a uma profundidade de 23 km, disse o EMSC, e as autoridades equatorianas descartaram a possibilidade de emitir um alerta de tsunami.
Em um comunicado preliminar, o governo informou que uma pessoa ficou ferida, enquanto vários prédios públicos e residências particulares foram danificados. Algumas áreas também foram atingidas por cortes de energia.
O presidente Daniel Noboa, em uma publicação na plataforma de mídia social X, disse que o governo trabalhará para criar abrigos, entregar ajuda humanitária às crianças e “ajudar com tudo o que nosso povo precisa”.
A empresa petrolífera estatal Petroecuador disse que suspendeu as operações na refinaria de Esmeraldas e no gasoduto SOTE como medida preventiva após o terremoto, sem detalhar o possível impacto na produção.
O Instituto Geofísico do Equador, que havia estimado a magnitude do terremoto em 6,0, também relatou um segundo terremoto com magnitude de 4,1 minutos depois na província de Guayas.