A Mobileye assinou contrato para fornecer solução de direção autônoma a 8 milhões de carros de uma montadora europeia, disse um representante da empresa israelense controlada pela Intel.
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Os termos financeiros do acordo e o nome da montadora não foram divulgados.
O contrato é um dos maiores assinados até agora pela Mobileye e um sinal sobre como montadoras e fornecedores estão acelerando a introdução de características que automatizam determinadas tarefas – como direção em estrada e freios de emergência. O objetivo é gerar receita enquanto a tecnologia para permitir a direção totalmente autônoma em todas as condições está a anos de distância da aplicação em massa.
O acordo para os sistemas avançados de direção assistida começará em 2021, quando o chip EyeQ 5 da Intel, que é desenhado para direção completamente autônoma, for lançado. O modelo será uma nova versão do EyeQ 4, que será implementado nas próximas semanas, disse Erez Dagan, vice-presidente sênior para desenvolvimento avançado e estratégia da Mobileye.
A Intel e a Mobileye estão competindo com uma série de outros produtores de chips e de sistemas de visão de máquina, incluindo a Nvidia, para fornecer os cérebros e os olhos dos carros autônomos.
O futuro sistema estará disponível para uma variedade de modelos de carros que terão automação parcial, na qual o veículo é dirigido automaticamente, mas o motorista precisa ficar alerta, assim como em modelos integrando um sistema mais avançado de automatização condicional.
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A Mobileye, comprada pela Intel no ano passado por US$ 15,3 bilhões, diz que cerca de 27 milhões de carros de 25 montadoras usam algum tipo de sistema de direção assistida e que a Mobileye tem uma participação de mercado de mais de 70%.
“Até o fim de 2019, nós esperamos mais de 100 mil carros nível 3 com o Mobileye instalado”, disse o presidente-executivo da Mobileye, Amnon Shashua.
No nível 3, o carro é autônomo, mas o motorista tem cerca de 10 segundos para assumir a direção se o sistema não puder continuar.
A Mobileye está trabalhando com diversas montadoras, tais como General Motors – para seu sistema Super Cruise –, Nissan, Audi, BMW, Honda, Fiat Chrysler e a chinesa Nio, para fornecer suas tecnologias nível 3 até o próximo ano.
Em sua sede em Jerusalém, a Mobileye também está testando uma tecnologia mais avançada, nível 4, no sedã híbrido Ford Fusion, que usa 12 pequenas câmeras e quatro chips EyeQ 4. Em um teste presenciado por repórteres da Reuters, esses carros foram capazes de transitarem por ruas de Jerusalém no meio do dia sem interferência de motorista.