As vendas nos supermercados do Brasil devem aumentar 3% em 2019, após alta de 2,07% no ano passado, informou hoje (5) a entidade que representa o setor, Abras.
LEIA MAIS: Vendas nos supermercados sobem mais de 12% em março
A expectativa de aceleração do crescimento leva em conta as medidas econômicas já anunciadas pelo novo governo, incluindo controle de gastos, simplificação de impostos e desestatização do mercado de crédito, segundo o presidente da associação, João Sanzovo Neto.
Ele ressaltou que o aumento de 2,07% das vendas do setor em 2018 ficou aquém do desempenho esperado pela Abras em razão da greve dos caminhoneiros e das incertezas com a disputa eleitoral. “Mesmo assim, crescer 2% nesse cenário é muito positivo, e foi nosso melhor resultado desde 2015”, comentou Sanzovo em nota à imprensa.
Só em dezembro, as vendas do setor tiveram alta real de 21,13% sobre novembro e de 3,93% ante o mesmo mês de 2017, mostrou o levantamento.
Ainda conforme a pesquisa, a cesta de produtos Abrasmercado encareceu 0,92% em dezembro na comparação mensal e 3,72% ano a ano, para R$ 465,71. Entre os produtos, cebola, batata, feijão e carne traseiro foram os que tiveram maior valorização ante novembro, enquanto farinha de mandioca, massa sêmola de espaguete, desinfetante e shampoo registraram as maiores quedas.