O principal índice acionário da bolsa paulista recuou hoje (20), com agentes repercutindo a entrega do texto da reforma da Previdência dos militares ao Congresso e pela decisão de política monetária do Federal Reserve.
LEIA MAIS: Ibovespa fecha em queda de 0,31%
O Ibovespa fechou em queda de 1,55%, a 98.041,37 pontos. O giro financeiro da sessão somou R$ 16,98 bilhões.
Para Rodrigo Zauner, sócio da SVN Investimentos, as atenções se dividiram entre a decisão de política monetária do Fed e o encaminhamento da reforma da aposentadoria dos militares ao Congresso. “Cautela. Essa foi a palavra do dia”, afirmou.
O projeto que altera as regras previdenciárias para militares foi entregue pelo presidente Jair Bolsonaro e integrantes dos ministérios da Economia e da Defesa ao Congresso Nacional. O texto prevê uma economia líquida em 10 anos com aposentadorias de R$ 10,45 bilhões.
No cenário externo, o Fed, banco central dos EUA, manteve a taxa de juros em 2,25% a 2,50% ao ano, com seus diretores abandonando projeções de novas altas de juros para 2019 e sinalizando uma desaceleração na economia.
O mercado aguarda a divulgação do Copom. A expectativa majoritária é de manutenção da Selic em 6,5% ao ano. Investidores buscando nos comentários indícios sobre a futura atuação do BC.
Siga FORBES Brasil nas redes sociais:
Forbes no Facebook: http://fb.com/forbesbrasil
Forbes no Twitter: http://twitter.com/forbesbr
Forbes no Instagram: http://instagram.com/forbesbr