Na tarde desta segunda-feira (9), após grande expectativa do público, o que é tradição quando o assunto é Apple, a Big Tech apresentou sua nova geração de smartphones, Apple Watches e AirPods, encabeçada, naturalmente, pelo iPhone 16.
Diretamente da sede da Apple, em Cupertino, na Califórnia, Tim Cook, CEO da empresa, inaugurou o evento, cujo tema deste ano foi “It’s Glowtime”, em tradução literal, “é hora de brilhar”, com a seguinte frase: “Estamos empolgados em apresentar o primeiro iPhone desenvolvido desde o início para o Apple Intelligence.”
Leia também
Como previsto por analistas do setor, a integração da inteligência artificial generativa ao software da Apple (Apple Intelligence) é o destaque da nova linha de iPhones. Geradores de imagens, integração da Siri com o ChatGPT, editores inteligentes para textos e fotos, sumarização de mensagens e e-mails e leitura inteligente da tela a partir de comandos de voz estão entre as ferramentas anunciadas durante a conferência anual de desenvolvedores de 2024.
A capacidade de processamento é fundamental para o desempenho da inteligência artificial. Por isso, todos os iPhones da linha 16 serão equipados com o chipset Apple Silicon A18 — com a linha Apple Silicon A18 Pro destinada aos aparelhos 16 Pro e 16 Pro Max. Os dispositivos também contarão com uma memória RAM maior para operar a tecnologia e bateria mais duradoura.
Segundo Ewan Spence, especialista em tecnologia móvel e colaborador sênior da Forbes EUA, apenas os iPhones da linha 16 e os dispositivos Pro da família 15 poderão acessar à Apple Intelligence. Além disso, o recurso estará disponível apenas em inglês neste ano. Outras línguas serão adicionadas a partir de 2025, começando por espanhol, chinês, francês e japonês.
Outra novidade apresentada pela Apple é o botão capacitivo integrado à câmera. De acordo com o anúncio, os usuários poderão dar comandos simples a partir de toques personalizados.
iPhone 16 Pro
“A melhor bateria da história dos iPhones”, essa é a promessa da Apple para os novos iPhone 16 Pro e iPhone 16 Pro Max. Com a maior tela já feita pela Apple, a nova linha conta com o chipset A18 Pro, desenvolvido para processar o novo software de IA com mais qualidade e agilidade. No entanto, as câmeras ofuscaram o “brilho” da Apple Intelligence.
O iPhone 16 Pro conta com uma nova câmera Fusion de 48MP, uma câmera Ultra Wide de 48MP com autofoco e uma câmera de Telephoto 5x com lente tetraprisma, o que transforma o modelo em uma potência para produções audiovisuais.
O botão capacitivo também permite mais ajustes para os modelos Pro, como configurações do obturador, exposição, edição de cores e outros ajustes em tempo real, oferecendo inúmeras possibilidades durante captações.
Ver essa foto no Instagram