A Amazon, varejista online, ocupa o primeiro lugar no ranking das companhias norte-americanas com melhor reputação de 2016. A empresa, que ficou no topo da lista pelo terceiro ano consecutivo, conquista cada vez mais os consumidores devido ao compromisso com desempenho, inovação e prestação de serviços de altíssima qualidade.
A lista foi baseada de acordo com os dados do conceituado Reputation Institute (RI), consultoria de gestão e reputação de companhias desde 1997. A RI sempre ofereceu aos clientes corporativos percepções de como eles podem melhorar a reputação e o desempenho junto aos clientes de vários mercados. Ao reunir em um ranking as empresas mais bem conceituadas, a consultoria distribuiu a cada uma delas uma pontuação, que determina e leva em conta a opinião que o público tem sobre as companhias em sete categorias, são elas: produtos e serviços, inovação, local de trabalho, liderança, cidadania, desempenho e reputação.
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Uma outra companhia que surpreendeu e ocupou um dos lugares no topo das empresas norte-americanas mais respeitáveis foi a Samsung, que, no ano anterior, não esteve nem entre as 10 primeiras da lista. A inovação do novo Galaxy talvez tenha sido a responsável por esse grande salto. Mas dois grandes nomes que poderiam estar no ranking, mas não estão são Chipotle e Apple. Chipotle, a rede de restaurantes mexicanos, perdeu pontos de 2015 para 2016. O motivo? A falta de recomendação de seus clientes.
Já a Apple, apesar de sempre estar entre as 100 empresas mais conceituadas do mundo, perdeu um pouco de credibilidade em seus produtos, segundo a pontuação. De acordo com a pesquisa, 41% de seus clientes não tem certeza sobre o seu local de trabalho, 24% não tem certeza sobre a sua liderança e 33% não tem certeza de sua cidadania. Falta a Apple, agora, introduzir uma comunicação melhor com seus consumidores e esclarecer todas as dúvidas para retornar ao ranking no próximo ano.
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Mas, na realidade, por que a reputação importa? Ela faz os olhos dos consumidores. Sem ela, não há recomendação de produtos, por exemplo. A reputação é espelho direto do número de compras e vendas que uma companhia faz. De acordo com a RI, nos EUA, um ganho de 5 pontos já pode levar a um aumento de 6% da probabilidade de um consumidor recomendar sua empresa. As companhias com uma pontuação maior ou igual a 80 são 84% mais propensos a terem seus serviços recomendados. Já as entre 70 e 79 pontos, apenas de 49%.
Veja o ranking completo na galeria abaixo:
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11˚) Fruit of the Loom
Pontuação: 80.4 (empatado)
Segmento: vestuário -
11˚) Campbells Soup
Pontuação: 80.4 (empatado)
Segmento: alimentício -
10˚) Walt Disney Company
Pontuação: 81.0
Segmento: entretenimento -
9˚) Netflix
Pontuação: 81.1
Segmento: entretenimento -
Anúncio publicitário -
8˚) Intel
Pontuação: 81.3
Segmento: tecnologia -
7˚) Rolex
Pontuação: 81.4
Segmento: relógios e acessórios -
6˚) Johnson & Johnson
Pontuação: 81.8
Segmento: higiene e cosméticos -
5˚) Sony
Pontuação: 82.6
Segmento: tecnologia -
4˚) Kellogg Company
Pontuação: 83.7
Segmento: alimentício -
3˚) Samsung
Pontuação: 84.4
Segmento: tecnologia -
2˚) Hallmark
Pontuação: 85.1
Segmento: papelaria -
1˚) Amazon
Pontuação: 85.4
Segmento: loja online
11˚) Fruit of the Loom
Pontuação: 80.4 (empatado)
Segmento: vestuário