Smart, a marca de minicarros pertencente à Mercedes-Benz, recentemente mandou um esquadrão de jornalistas automotivos em uma caça ao tesouro em Valência para que eles vissem o que a nova versão conversível do Smart fortwo é capaz de fazer. Depois de uma hora, o turbocharged 3.0 com direção nas rodas traseiras provou ser capaz de fazer sucessivas curvas fechadas, em ruas estreitas, com muita agilidade charme.
Talvez por isso a questão sobre a pequena distância necessária para que o fortwo virasse 180º fizesse parte da caça ao tesouro promovida. No caso do novo Smart, o círculo de viragem, nome dado a esse cálculo, é de apenas 6,95 metros.
LEIA TAMBÉM: Conheça o novo Ford Raptor 2017
O Smart, que continua a crescer em vendas na Europa e entrará na China no final deste ano, ganhou fama em alguns mercados globais por seu design alegre e sua habilidade de entrar em qualquer vaga de estacionamento.
O sucesso nos Estados Unidos, onde a Smart lançará o fortwo cabrio no meio do ano como um modelo 2017, é menos garantido. A empresa não revelou os preços para o novo carro, mas disse que está comprometida em fazer dele o conversível mais acessível do mercado.
MAIS FOTOS: O Aston Martin de US$ 3,4 milhões
O lançamento pode ajudar o Smart a combater a instabilidade de vendas no país. Os números sugerem que este é um momento estranho para insistir em um novo cabrio. Quando o carro foi lançado nos Estados Unidos, em 2008, as vendas alcançaram 24.600 unidades. Este número caiu em 10.000 no ano seguinte. Desde 2010, as vendas só foram maiores do que 10.000 unidades duas vezes. No ano passado, depois de um pequeno aumento, as vendas cresceram 28,4% e atingiram 7.484 unidades.
Mas a mais recente aposta da Smart parece estar entrando no mercado norte-americano com suas marcas típicas de alegria e otimismo. É isso que sugerem comentários da CEO, Annette Winkler. “Consumidores de Smart são sempre muito otimistas”, diz Annette. “Eles têm alegria de viver. Dirigir um Smart é uma declaração: ‘Eu não gosto do comum.’”