Depois que o pontapé inicial para criar o próprio negócio é dado, muitos empresários de primeira viagem ficam confusos quanto ao que fazer em seguida. É preciso lidar com funcionários, clientes e contas, além da responsabilidade (e vontade) de manter a companhia sempre crescendo.
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No fundo, as regras básicas para manter a empresa funcionando não são muito complexas. Organização e comunicação são, por exemplo, elementos fundamentais para a saúde dos negócios. Veja na galeria de fotos abaixo outras atitudes que ajudam empresários na segunda fase de suas companhias:
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Queira sempre crescer
Ainda que pareça óbvio, esta deve ser a regra básica para qualquer empresário. Estabelecer metas altas, mas ainda assim realistas, é uma maneira de manter os negócios sempre em crescimento. É fundamental, também, bolar planos detalhados para atingir esses objetivos e compartilhá-los com o restante da companhia.
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Desenvolva uma boa relação com a equipe
Recentemente, Hamdi Ulukaya, fundador da marca de iogurte grego Chobani, dividiu 10% de suas ações entre todos os funcionários da companhia. Essa estratégia requer coragem, mas pode trazer ótimos frutos no futuro.
Com um time comprometido e apaixonado pelas causas da empresa, os negócios tendem a crescer naturalmente por conta do engajamento dos funcionários com as metas estabelecidas.
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Construa parcerias
Criar parcerias com organizações de fora é uma boa maneira de aumentar a rede de contatos de um negócio. Acordos com serviços de vendas e canais de televisão são opções para quem quer adquirir confiança dos potenciais clientes.
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Estabeleça funções
À medida em que uma companhia cresce, as tarefas de cada funcionário devem ser bem delimitadas para que sempre haja um responsável por determinada área. É comum as empresas pequenas demorarem para formalizar a posição de seus primeiros funcionários, principalmente quando falamos do dono dos negócios.
É importante saber como acontece todo o processo dentro da empresa, mas é impossível dar conta de tudo sozinho.
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Identifique a especialidade da companhia
Quando não se sabe a especialidade de uma empresa, fica difícil bolar estratégias de crescimento. Muitas companhias começam fazendo várias atividades, mas não conseguem escolher qual delas é a principal. É função do empresário reconhecer e delimitar a produção, para que os negócios se especializem em um setor, mas desenvolvam outras atividades paralelamente.
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Saiba escutar críticas
Muitos empresários falham na hora de olhar sua companhia através dos olhos do cliente. Depois de tanto esforço e trabalho, é difícil escutar críticas, mas este é um processo fundamental para quem quer agradar o público-alvo.
Queira sempre crescer
Ainda que pareça óbvio, esta deve ser a regra básica para qualquer empresário. Estabelecer metas altas, mas ainda assim realistas, é uma maneira de manter os negócios sempre em crescimento. É fundamental, também, bolar planos detalhados para atingir esses objetivos e compartilhá-los com o restante da companhia.