Depois que o pontapé inicial para criar o próprio negócio é dado, muitos empresários de primeira viagem ficam confusos quanto ao que fazer em seguida. É preciso lidar com funcionários, clientes e contas, além da responsabilidade (e vontade) de manter a companhia sempre crescendo.
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No fundo, as regras básicas para manter a empresa funcionando não são muito complexas. Organização e comunicação são, por exemplo, elementos fundamentais para a saúde dos negócios. Veja na galeria de fotos abaixo outras atitudes que ajudam empresários na segunda fase de suas companhias:
Queira sempre crescer
Ainda que pareça óbvio, esta deve ser a regra básica para qualquer empresário. Estabelecer metas altas, mas ainda assim realistas, é uma maneira de manter os negócios sempre em crescimento. É fundamental, também, bolar planos detalhados para atingir esses objetivos e compartilhá-los com o restante da companhia.
Desenvolva uma boa relação com a equipe
Recentemente, Hamdi Ulukaya, fundador da marca de iogurte grego Chobani, dividiu 10% de suas ações entre todos os funcionários da companhia. Essa estratégia requer coragem, mas pode trazer ótimos frutos no futuro.
Com um time comprometido e apaixonado pelas causas da empresa, os negócios tendem a crescer naturalmente por conta do engajamento dos funcionários com as metas estabelecidas.
Construa parcerias
Criar parcerias com organizações de fora é uma boa maneira de aumentar a rede de contatos de um negócio. Acordos com serviços de vendas e canais de televisão são opções para quem quer adquirir confiança dos potenciais clientes.
Estabeleça funções
À medida em que uma companhia cresce, as tarefas de cada funcionário devem ser bem delimitadas para que sempre haja um responsável por determinada área. É comum as empresas pequenas demorarem para formalizar a posição de seus primeiros funcionários, principalmente quando falamos do dono dos negócios.
É importante saber como acontece todo o processo dentro da empresa, mas é impossível dar conta de tudo sozinho.
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Identifique a especialidade da companhia
Quando não se sabe a especialidade de uma empresa, fica difícil bolar estratégias de crescimento. Muitas companhias começam fazendo várias atividades, mas não conseguem escolher qual delas é a principal. É função do empresário reconhecer e delimitar a produção, para que os negócios se especializem em um setor, mas desenvolvam outras atividades paralelamente.
Saiba escutar críticas
Muitos empresários falham na hora de olhar sua companhia através dos olhos do cliente. Depois de tanto esforço e trabalho, é difícil escutar críticas, mas este é um processo fundamental para quem quer agradar o público-alvo.
Queira sempre crescer
Ainda que pareça óbvio, esta deve ser a regra básica para qualquer empresário. Estabelecer metas altas, mas ainda assim realistas, é uma maneira de manter os negócios sempre em crescimento. É fundamental, também, bolar planos detalhados para atingir esses objetivos e compartilhá-los com o restante da companhia.