A Jaguar Land Rover inaugurou em junho sua primeira fábrica no Brasil, em Itatiaia (RJ), para produzir os modelos Range Rover Evoque e Discovery Sport. Com investimento de 750 milhões de reais, a unidade tem 60 mil metros quadrados, equivalente a 8,5 campos de futebol, com capacidade de produção de até 24 mil automóveis por ano.
CONHEÇA: Jaguar Land Rover inaugura primeira fábrica no Brasil
A fábrica não só é a sua primeira na América Latina, como também a única fora do Reino Unido com 100% de participação da companhia. Só neste ano, esta é a segunda marca estrangeira de carros de luxo a abrir uma fábrica em território nacional. Em março, a Mercedes-Benz inaugurou uma unidade de 93 mil metros quadrados em Iracemápolis (SP), com investimento de 600 milhões de reais.
O movimento de imigração das montadoras de alto padrão tem se consolidado nos últimos anos. Em 2015, a Jeep escolheu o Brasil para abrir sua primeira fábrica fora dos Estados Unidos. Em abril, a montadora, que pertence ao grupo Fiat-Chrysler, inaugurou uma unidade em Goiana (PE) com capacidade para produzir até 250 mil carros por ano. O evento contou com a presença da ex-presidente Dilma Rousseff e do CEO global do conglomerado, Sergio Marchionne.
VEJA TAMBÉM: BMW lança Série 7 no Brasil por R$ 710 mil
“Isso mostra, principalmente, que essas grandes multinacionais acreditam no mercado brasileiro, mesmo que a gente venha enfrentando uma situação mais delicada”, afirma Antonio Megale, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). “Hoje, a gente vê que o mercado começou a consumir esses produtos premium. O retorno deverá vir mais para frente.”
“Estamos no Brasil para investir a longo prazo”, afirmou Frank Wittemann, presidente da Jaguar Land Rover para a América Latina e Caribe, ao falar da fábrica, quando assumiu o cargo, no início deste ano. É preciso, de fato, olhar para frente. Em julho, a Anfavea divulgou o pior resultado de vendas de automóveis no primeiro semestre em dez anos.
SAIBA MAIS: “Viemos para investir a longo prazo”, diz executivo da Jaguar Land Rover
A estratégia tem funcionado em outras experiências. Num ano como 2015, em que houve queda de 21,95% nos licenciamentos de automóveis, a BMW viu suas vendas ficarem estáveis, com leve aumento de 1,7%. O movimento aconteceu no ano seguinte à inauguração da fábrica da montadora alemã em Araquari (SC), em outubro de 2014.
Veja na galeria de fotos as montadoras de luxo que têm fábricas próprias no Brasil e onde ficam:
-
Audi
Onde: São José dos Pinhais (PR)
Capacidade de produção/ano: 26.000 carros
-
BMW
Onde: Araquari (SC)
Capacidade de produção/ano: 32.000 carros
-
Jaguar Land Rover
Onde: Itatiaia (RJ)
Capacidade de produção/ano: 24.000 carros
-
Jeep
Onde: Goiana (PE)
Capacidade de produção/ano: 250.000 carros
-
Anúncio publicitário -
Mercedes-Benz Mercedes-Benz
Onde: Iracemápolis (SP)
Capacidade de produção/ano: 20.000 carros
Audi
Onde: São José dos Pinhais (PR)
Capacidade de produção/ano: 26.000 carros