A montadora francesa Renault registrou vendas recordes no primeiro semestre, tendo elevado em 10,4% as entregas globais com o lançamento de um SUV na China e a reabertura das operações no Irã.
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A Renault vendeu 1,88 milhão de veículos leves de janeiro a junho, informou a empresa, quatro vezes o ritmo de expansão de 2,6% do mercado global de automóveis.
As vendas também foram beneficiadas pelo aumento da demanda na Europa pela marca Dacia e, mais recentemente, pelo sucesso do mini-SUV CapturSediada no subúrbio de Boulogne-Billancourt, em Paris, a Renault está colhendo os frutos de uma ampla reorganização da linha de produção sob o comando do designer chefe Laurens van den Acker, que se juntou à companhia oito anos atrás.
As vendas também foram beneficiadas pelo aumento da demanda na Europa pela marca Dacia e, mais recentemente, pelo sucesso do mini-SUV Captur. “Nossa estratégia de renovação e expansão geográfica continua produzindo resultados”, afirmou o diretor de vendas, Thierry Koskas.
As ações da Renault subiam mais de 1% no início dos negócios.
Os números de venda da montadora francesa contrastaram com o da rival PSA, a fabricante de carros Peugeot, Citröen e DS, no primeiro semestre.
Na Europa, que ainda responde por mais da metade das vendas, a Renault registrou crescimento de 5,6% nas entregas, superando o mercado graças ao aumento de 9,3% da Dacia depois de uma renovação do subcompacto Sandero.
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No Irã, as vendas mais que dobraram, para 68.365 veículos, enquanto novos modelos da marca Lada ajudaram a expandir em 14% as vendas do grupo no mercado russo.
A demanda por veículos na Rússia e no Brasil deve crescer 5% ou mais no ano, disse a Renault. A companhia ainda vê expansão global de mercado de 1,5% a 2,5%, ante previsão anterior de 1,5% a 2%.
Na Ásia-Pacífico, as vendas cresceram em mais da metade, para 100.452 automóveis, segundo a empresa, ajudadas pelo novo SUV Koleos, na China, onde as vendas mais que triplicaram, chegando a quase 36 mil veículos.