Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Negócios / Qual o real poder dos sites de avaliação sobre as marcas

Qual o real poder dos sites de avaliação sobre as marcas

Em um mundo cada vez mais conectado, é fundamental saber utilizar o recurso a favor de bons negócios

Redação
20/10/2017 Atualizado há 8 anos

Acessibilidade

iStock
iStock

Com o crescimento de sites de avaliação, o que o mundo tem a dizer sobre uma marca nunca importou tanto. (iStock)

Todos têm, em sua rotina, hábitos de consumo como sair para comer, adquirir roupas novas, assinar serviços e cuidar da beleza. Em meio a tanta oferta, sobretudo entre os millennials, é cada vez mais comum recorrer a avaliações online antes de tomar decisões de compra.

VEJA TAMBÉM: Conheça 10 tendências para o marketing digital em 2017

Segundo a empresa de pesquisa de mídia Search Engine Lend, atualmente, nos EUA, 88% dos consumidores confiam em avaliações de produtos tanto quanto em conselhos de amigos e familiares, o que coloca sinopses anônimas online à mesma altura do confiável marketing “boca a boca”.

Em um estilo de vida dominado pela internet, os millennials valorizam muito uma decisão de compra bem pensada. Certamente, algumas escolhas são feitas sem atenção, mas a geração mais jovem aprecia um mundo onde o conhecimento reina. E, quando novas fontes tradicionais falham em acompanhar essa tendência, avaliações online são o melhor recurso para ter ajuda para fechar bons negócios.

Os números falam por si só: segundo a empresa especializada em SEO BrightLocal, nos EUA, 92% dos usuários da internet leem avaliações e 40% tomam decisões baseadas em algo entre uma e três opiniões. Os consumidores gastam 31% a mais em produtos com avaliações excelentes, e apenas 14% consideram investir em algo com uma média de uma ou duas estrelas.

LEIA: 6 tendências de SEO que vão influenciar o marketing de conteúdo

Apesar da importância de avaliações online, atrair feedbacks honestos organicamente é um pouco mais difícil do que parece. A Search Engine Land também reporta que 70% dos consumidores estão dispostos a deixar uma avaliação se alguém solicitar, e apenas cerca de 50% de fato o fazem. E, infelizmente, consumidores que tiveram uma má experiência têm de duas a três vezes mais chance de deixar um feedback do que alguém que recebeu um ótimo serviço. Empresas com reputações fortes, no entanto, frequentemente sabem como fazer o sistema funcionar, ao usar boas ferramentas de marketing para estimular os usuários a compartilharem interações positivas.

As marcas podem incentivar que os usuários deixem avaliações ao interagir em seções de comentários, redes sociais e blogs. É possível oferecer ao usuário um sistema de feedback em seu carrinho de compras ou utilizar um bom software de pós venda. Uma das coisas mais importantes para fazer como marca é se engajar positivamente com a audiência e nunca postar algo que seria considerado combativo, apelativo, de mau gosto ou qualquer coisa que poderia ofender ou desapontar um cliente em potencial. Às vezes, é preciso dar o braço a torcer no que diz respeito a avaliações e combater qualquer negatividade com empatia.

O bom conteúdo é a chave. Com o crescimento de sites de avaliação, o que o mundo tem a dizer sobre uma marca nunca importou tanto. No fim das contas, cabe a quem vende se assegurar de que o que os outros dizem mande a mensagem certa.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • internet
  • Marketing
  • negócios
  • Tecnologia

As mais lidas agora

  • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
    Carreira

    Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Trecho da interpretação de Isabela Merced como Dina
    Forbes Tech

    Isabela Merced É a Grande Revelação da Segunda Temporada de The Last Of Us

  • forbes sono hábitos sucesso
    Carreira

    7 Hábitos de Sono Ideais para Pessoas de Sucesso

Últimas Notícias

  • ganho semanal

    Impulsionado por Ações do Itaú, Ibovespa Tem 5º Ganho Semanal Seguido

  • Donald Trump

    Trump Diz Que Aceitaria Aumentar Impostos sobre os Mais Ricos

  • CEO da Bosch

    Com o Agro no Centro, Bosch Transforma Brasil em Polo Global para Desenvolver Tecnologia

  • Brasil Negocia com China Construção de Ferrovia para Interligar Costa do Peru À Bahia, Diz Tebet

  • Café

    Preço do Café Moído Tem Maior Alta desde o Plano Real

  • Getty Images

    Endeavor Lança Estudo Inédito sobre a Diáspora de Empreendedores Brasileiros no Exterior

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.