O Instagram criou uma onda de turismo entre os millennials. Segundo uma recente pesquisa conduzida pelo Schofields, mais de 40% das pessoas com menos de 33 anos priorizam o quão “digno de Instagram” é o destino que irão visitar.
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O fator da estética fotográfica para a rede social supera fatores como custo, cozinha local e se o álcool é vendido a preços baixos ou não. E o que é mais interessante: as atrações turísticas ficaram em último lugar na lista de prioridades dos millennials.
Mas o que está causando essa tendência? Seria um sinal da superficialidade das pessoas dessa geração? Não necessariamente. O desejo de agradar ou impressionar os outros não começou com o advento das mídias sociais.
Outro fator a considerar é o verdadeiro significado das curtidas. Não é necessariamente um concurso de popularidade. Para alguns, elas são a indicação de que um destino é agradável e desejável visualmente. Por exemplo: se alguém que não é um jornalista de turismo ou fotógrafo profissional recebe muitas curtidas nas suas fotos, pode ser um sinal de que ele está em um lugar espetacular.
Outras pessoas provavelmente verão as sugestões de viagem do Instagram como algo genuíno, em vez de enxergar pacotes ou guias comerciais. Esse fato não deve surpreender, já que a geração millennial é conhecida por confiar mais em outras pessoas do que em marcas ou celebridades endossadas.
O impacto do Instagram nos destinos turísticos
Independentemente de qual seja a motivação dos millenials, o Instagram certamente está tendo um impacto nos destinos turísticos. Hoje, lugares remotos que atraíam apenas os viajantes mais aventureiros estão inundados com turistas. Para muitos, o objetivo é capturar aquela foto perfeita para a rede social.
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Em alguns lugares, o grande número de pessoas tem provocado consequências negativas. Esses destinos estão tão superlotados que, em alguns deles, os governos locais tiveram que se manifestar. Em Santorini, por exemplo, existe um limite diário do número de turistas de cruzeiros que podem entrar na ilha. Obviamente, o excesso de pessoas, o impacto nos recursos locais e as preocupações ambientais são muito reais.
Por outro lado, nem todas as notícias são ruins. Wanaka, uma pequena cidade na Nova Zelândia, começou a buscar ativamente influenciadores de mídias sociais. Desde então, o turismo na cidade aumentou 14%, e eles agradecem a rede social por seu papel nessa conquista.
Como empresas de viagem podem usar o Instagram para atrair millennials
Wanaka alcançou o sucesso ao abraçar o Instagram em vez de resistir a ele. Esse é o primeiro passo para qualquer marca que reconhece o papel da rede social nas escolhas de viagem dos millenials. O próximo é criar uma presença na plataforma – comece a compartilhar conteúdo e a construir relações com outros Instagrammers.
Infelizmente, assim como o Facebook, o Instagram não compartilha automaticamente toda foto ou vídeo postado para todos os seguidores. Uma forma de contornar isso, pelo menos um pouco, é usar a ferramenta Stories. Usar hashtags relevantes e colocar localização também ajuda a garantir que cada publicação alcance a audiência desejada.
É importante lembrar que postar conteúdo atraente vai, com certeza, despertar o interesse dos usuários, mas só isso não é suficiente. Autenticidade é essencial. Os consumidores também vão ler comentários e examinar ofertas de produtos e serviços com cuidado. Não esqueça de os alertar sobre vistos e restrições locais, pois isso também pode ser um fator determinante no planejamento de uma viagem.
O mais importante é criar uma presença sincera no Instagram. Para isso, é preciso pensar como um viajante. O que motiva as pessoas a curtir, compartilhar ou postar seu próprio conteúdo? O que as motiva a usar uma hashtag de marca?
O Airbnb é uma das marcas que fez um trabalho incrível na geração de quase 3 milhões de seguidores e muito engajamento no Instagram. Eles compartilham fotos de lindos destinos, que vão de praias até os Alpes, e publicações ou stories dos hóspedes. Isso se encaixa muito bem com a reputação de sinceridade da empresa e excelente relacionamento com os consumidores.
O Instagram tem um grande papel quando se trata da escolha de destinos turísticos pelos millennials. Para alguns, a ideia de ganhar atenção por curtidas e compartilhamentos é o que leva à decisão, enquanto para outros a plataforma funciona como uma espécie de guia de viagem. A credibilidade da rede social também é um fator importante. Para tirar o melhor da situação, marcas relacionadas ao turismo devem criar um perfil honesto e autêntico e, então, engajar a audiência com fotos e vídeos de alta qualidade.
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