Kate Zubarieva e Asya Varetsa cofundaram a grife Sleeper, em Kiev, em 2014, no auge da Revolução da Dignidade Ucraniana. Na época, jovens ativistas participavam regularmente de marchas pró-democracia. “Vivenciamos um verdadeiro pesadelo, que tornou rápido o reconhecimento e a aceitação de nossos verdadeiros valores”, dizem elas. “Todos os medos desapareceram. Preparamos-nos para iniciar uma nova fase. Então, surgiu a ideia de criar uma empresa com identidade própria, que traria alegria em situações simples.”
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As duas trabalhavam há mais de cinco anos como editoras de revistas de moda. A ideia de criar uma linha de roupas para descanso que também pode ser usada como traje casual, chamada pelas fundadoras de “roupa de dormir ambulante”, chegou a Kate durante um sonho em uma noite de Natal. Ela compartilhou a experiência com Asya e, seis meses depois, as duas lançaram a primeira coleção de moda diurna da Sleeper, ecologicamente e eticamente correta, com um investimento de apenas US$ 2 mil, saídos do próprio bolso.
As vendas já cresceram 500% desde o lançamento da marca. Dois momentos marcantes fizeram parte da história do início da grife. Apenas um mês após o primeiro produto da empresa chegar ao Instagram, o editor-chefe da “Vogue Itália” nomeou a Sleeper como “a marca do mês”. Então, no verão de 2017, a “Marie Claire” declarou, nos EUA, o vestido off-the-shoulder da marca como “a melhor peça de vestuário do ano”.
A Sleeper apoia os conceitos de fabricação artesanal e consciência ética. Todas as peças são costuradas à mão, a partir de fibras naturais e ecológicas. Como as roupas são personalizadas nos estúdios de costura da empresa, não há desperdício por excesso de produção. Muitos dos profissionais que trabalham na marca têm 30 anos de experiência, enquanto outros acabaram de concluir sua formação. Mas todos recebem salários competitivos, além de um ambiente seguro para exercer o ofício. “Sleeper significa slow fashion. Oferecer roupas de alta qualidade, atemporais e elegantes, mas sustentáveis, é essencial para a nossa marca”, dizem Kate e Asya. “Queríamos construir uma empresa cuja estética fosse agregada a todos os produtos, bem como a nossos relacionamentos internos e com o cliente.”
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Kate e Asya afirmam se preocupar com a equipe da Sleeper. “Queremos que eles sejam ouvidos e estejam felizes. Queremos que nossas costureiras se sintam dignas e realizadas. Todo o resto, como indicador de desempenho, volume de vendas e retornos, apenas são o reflexo do nosso esforço para ter um diferencial na indústria da moda. Gostamos de excelência.”
No momento, o maior desafio enfrentado pela empresa é ela ter sede na Ucrânia. “Já na nossa juventude, vivemos duas revoluções e agora o país está em guerra novamente. Essa é a situação. Então, tudo o que pode ser considerado como um problema nós escolhemos tratar como um emocionante desafio para o amanhã.”
Para outros jovens que procuram alinhar carreira e propósito de vida, Kate e Asya dão um conselho: “Sigam sempre seu coração. Não temam nada. Sejam fiéis a vocês mesmos. E, por favor, sejam gentis”.