Há dez anos, o Reputation Institute anuncia anualmente o ranking Global RepTrak, levantamento que mede o que impulsiona a reputação das grandes empresas, segundo a percepção do consumidor.
Lego e Walt Disney fazem parte do top 10 desde sua estreia e, segundo o Instituto, três pontos mantém as duas corporações na liderança da lista: excelência em produtos e serviços, liderança inovadora e crescimento com propósito.
VEJA TAMBÉM: Natura fica em 2º lugar em ranking mundial de reputação em responsabilidade corporativa
Empresas com boa reputação são capazes de impulsionar o desejo de consumir em 78%, a vontade de trabalhar para a companhia em 70% e o benefício da dúvida em 64%.
A companhia brasileira de cosméticos Natura que ocupou a segunda posição da lista de 2019 está fora do ranking deste ano.
Metodologia:
A pesquisa de reputação analisa o equilíbrio entre sete requisitos que, juntos, representam o total de 100%: qualidade do ambiente de trabalho (11,5%), produtos e serviços (20%), governança corporativa (14,8%), cidadania (14,4%), performance financeira (13,2%), inovação (13,1) e liderança executiva (12,9%).
Veja, na galeria de imagens a seguir, as dez companhias com melhor reputação em 2020, segundo o Reputation Institute:
-
Reprodução Forbes 10º. Intel
País: Estados Unidos
Os consumidores normalmente não têm fortes ligações com companhias do setor B2B. Mas em 2020, a Intel reduziu essa lacuna com o público em geral. A empresa é vista como inovadora, bem organizada, boa empregadora e líder em segurança global de dados. -
Reprodução Forbes 9º. Bosch
País: Alemanha
A Bosch, uma empresa cujos aparelhos e ferramentas podem ser encontrados em muitos lares ao redor do mundo, é vista como uma empresa que oferece excelentes produtos e tem um impacto positivo na sociedade. -
Zhang Peng/Gettyimages 8º. Adidas
País: Alemanha
A Adidas é outra marca que, além de ter ótimos produtos, se destaca dos outros concorrentes pelo local de trabalho e governança. A empresa é conhecida por investir muito em sustentabilidade, o que se traduz em uma forte reputação global.
-
Reprodução Forbes 7º. Netflix
País: Estados Unidos
A Netflix subiu no ranking global nos últimos três anos, impulsionada por uma aceitação do serviço de streaming, que alimenta o caráter inovador da empresa. A companhia também pontua bem por operar seus negócios de forma ética.
-
Anúncio publicitário -
SOPA Images/Gettyimages 6º. Levi Strauss & Co.
País: Estados Unidos
A Levi Strauss & Co. saltou da 13ª para a 6ª posição este ano, demonstrando que as marcas tradicionais podem melhorar sua reputação ao longo do tempo. O maior aumento em relação ao ano anterior foi na área da cidadania, com consistência e clareza de posicionamento em questões sociais e ambientais como controle de armas e uso responsável da água.
-
Reprodução Forbes 5º. Microsoft
País: Estados Unidos
A Microsoft é o exemplo de uma empresa global que trabalha todos o requisitos de reputação. Ela se destaca por seus produtos inovadores, é líder em responsabilidade social e ambiental e é vista como empregadora global respeitável. Além disso, a companhia apresenta mais pontos em propósito corporativo do que a maioria das empresas.
-
Reprodução Forbes 4º. Ferrari
País: Itália
A companhia estreia no top 10 deste ano pela notável conexão com os consumidores globais –sem mencionar seus produtos, serviços e inovação da categoria. Famosa no universo automobilístico, 60% do público considera a Ferrari uma marca distinta.
-
SOPA Images/Gettyimages 3º. Rolex
País: Suíça
Símbolo definitivo de elegância e sofisticação, a Rolex é reconhecida em qualquer lugar do mundo. Além de ter o apelo de uma marca de luxo, a companhia recebe pontos por seus produtos atemporais e liderança no setor.
-
Reprodução Forbes 2º. Walt Disney Company
País: Estados Unidos
A Disney é uma marca icônica com notável desempenho em consistência e inovação –no ano passado, destacou-se com o lançamento de um canal de mídia de streaming.
-
SOPA Images/Gettyimages 1º. Grupo LEGO
País: Dinamarca
Sempre entre as primeiras posições por dez anos consecutivos, o Grupo LEGO ocupa em 2020 a primeira posição no ranking de Reputação Global. A empresa é destaque pela qualidade de seus produtos, bem como dedicação à educação, sustentabilidade e impacto social.
10º. Intel
País: Estados Unidos
Os consumidores normalmente não têm fortes ligações com companhias do setor B2B. Mas em 2020, a Intel reduziu essa lacuna com o público em geral. A empresa é vista como inovadora, bem organizada, boa empregadora e líder em segurança global de dados.
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.