Construir uma marca não é uma missão simples. Desde mensagem, cores, imagens, experiências e canais, é preciso muita dedicação para criar um conjunto coeso, claro e poderoso. No entanto, há um elemento que é frequentemente esquecido: a confiança. Como transmitimos confiança em nosso negócio?
Conversamos com sete mulheres que dominam a autoconfiança em suas marcas pessoais e de negócios.
VEJA TAMBÉM: 5 dicas para fomentar o seu negócio em 2020
Veja, na galeria de imagens a seguir, as dicas dessas empreendedoras:
-
golubovy/GettyImages Transforme sua comunicação
Sheryl Sandberg, fundadora da Leanln.Org
Em uma entrevista à Marketing Week, Sheryl Sandberg disse: “A maneira como você trabalha com sua marca e comunica sobre quem é você nunca foi tão importante. Para que as companhias cresçam neste mundo digital, elas devem se concentrar em três áreas. Primeiro, focar na missão da sua marca; segundo, construir comunidades; e o terceiro engajar esta comunidade a longo prazo”.
-
fizkes/GettyImages Agregue valor. Não aposte apenas nas vendas
Krista Lettko, fundadora da Authentic Audience
Marketing significa investir para alcançar as pessoas que você quer que invistam em você. Aproxime seu público-alvo com uma promoção, desconto ou treinamento/webinar on-line. Não há nada pior do que vender um software on-line e a experiência do usuário ser complicada — é decepcionante, principalmente quando a experiência de compra é incrível. É enganoso e, embora possa render vendas iniciais, tende a falhar a longo prazo e não é uma maneira sustentável de vender nada. Não invista apenas na venda. Forneça valor aos clientes em potencial. Ganhe sua confiança. Crie consciência. E então e somente então, ofereça seu produto.
Preocupe-se com quem você gostaria que se preocupasse com você. Se você cair nas graças de seus clientes com um produto de valor e um marketing honesto, isso lhes dará mais confiança em sua marca e eles permanecerão leais a você.
-
Maskot/GettyImages Construa uma narrativa
Julia Mann, fundadora e CEO da Lash Tribe Academy
Logotipo, fontes e paleta de cores são apenas uma parte do impacto visual e da marca. O mais importante é como uma empresa faz com que o cliente em potencial se sinta. As pessoas compram de pessoas. Sua história pessoal e como o cliente se relaciona com ela pode diferenciar sua marca das demais. Construir uma narrativa é muito mais eficaz do que listar todos os recursos de um produto ou serviço.
Os clientes em potencial se sentem atraídos e se identificam com pontos da história e os vinculam à própria vida para se sentirem mais conectados. Isso dá às marcas a oportunidade perfeita de plantar pequenas sementes ao longo do caminho para introduzir o produto ou serviço como um fator relevante, que muitas vezes é decisivo para a compra.
-
Tom Werner/GettyImages Pratique a mensagem que passa
Kristin Thomas, CEO da Confident Marketing Code
Como mulher nos negócios, uma das melhores maneiras de construir uma marca é deixar sua mensagem brilhar com confiança. Seu propósito e voz exclusivas são um grande diferencial no mercado e podem ajudá-lo a se destacar de todos os outros concorrentes. Quando bem feito, pode até impulsionar você além da concorrência. Pense no que torna seu negócio único, por que ele se preocupa com seus clientes e como você faz as coisas de maneira diferente. Transforme isso em mensagens para serem compartilhadas em seu marketing e deixar claro para seus clientes como você é realmente incrível.
-
Anúncio publicitário -
Henrik Sorensen/GettyImages Domine a arte de conectar-se
Ingrid Arna, CEO da The Ingrid Arna Company
O serviço que você fornece precisa falar com seu público de uma maneira poderosa e cativante. Você tem segundos para fazer para prender a atenção dos seus clientes em potencial. A chave é garantir que a mensagem demonstre que você se importa, que tem a solução para o problema deles e que é o grande consumidor acima de tudo. A conexão está no coração das conversões de lead. O segredo dos lucros extraordinários e do rápido crescimento sempre começa com a sua capacidade de alcançar e conectar-se com o seu público de forma autêntica e clara.
Seja claro sobre quem você está falando e use uma linguagem que os envolva, para que parem e ouçam –e convide-os a comprar. Quando um comprador encontra uma marca em que confia, inevitavelmente se torna consumidor.
-
Morsa Images/GettyImages Fale com convicção
Roseann Capanna-Hodge, especialista em saúde mental integrativa e pediátrica
Apenas a convicção pode fazer sua mensagem ser persuasiva. É também o que ajuda os clientes em potencial a desenvolver uma forma de conexão com você e/ou sua marca. Você pode explorar essa capacidade aprofundando sua paixão e os pontos que o mantém envolvido. O cenário como um todo é o gancho que pode atrair clientes em potencial, desde que seja comunicado com entusiasmo e certeza.
-
Nastco/GettyImages Demonstre como sua marca ajuda pessoas a se ajudarem
Lilize Maree, cofundadora da Organization for Financial Inclusivity
Os consumidores amam as empresas que estão claramente indo tão bem, que estão ajudando os outros a alcançar seus propósitos. Por exemplo, em colaboração com vários bancos centrais, reguladores e instituições financeiras, a OFI está capacitando principalmente mulheres empresárias para ter acesso a serviços financeiros seguros e acessíveis. Existem também empresas que se tornaram conhecidas pela maneira como retribuem à comunidade, como Warby Parker, Toms Shoes e Lemonade Insurance.
Existem várias de garantir essa retribuição — desde dinheiro, tempo, produto, serviços e muito mais. Seja criativo em como você pode retribuir (enquanto marca) e comunique onde quer que sua missão e valores sejam destacados.
Transforme sua comunicação
Sheryl Sandberg, fundadora da Leanln.Org
Em uma entrevista à Marketing Week, Sheryl Sandberg disse: “A maneira como você trabalha com sua marca e comunica sobre quem é você nunca foi tão importante. Para que as companhias cresçam neste mundo digital, elas devem se concentrar em três áreas. Primeiro, focar na missão da sua marca; segundo, construir comunidades; e o terceiro engajar esta comunidade a longo prazo”.
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.